top of page

Como identificar os sinais e sintomas da depressão na adolescência?


ree

A adolescência é um período conturbado, não é mais criança e nem adulto. Vem com algumas responsabilidades e proibições. São adultos para com algumas atitudes, como fazer birra quando não tem o que deseja na hora que quer, mas são jovens de mais para tomar algumas decisões. Por isso surgem alguns questionamentos, ansiedades que podem afetar todo o mundo juvenil.


Para adentramos neste mundo dos sinais e sintomas da depressão na adolescência e para percebermos que esse distúrbio emocional pode surgir em qualquer idade, desde da infância e explodir como uma bomba principalmente na adolescência, falaremos da pop star Demi Lovato.


ree

Iniciaremos falando desta mulher de 28 aninhos, mas que enfrentou vários desafios na vida, isso mostra que não importa se a pessoa e bonita, talentosa e rica, essas qualidades podem até despertar em outras pessoas sentimentos ruins para com a pessoa como veremos mais a frente. Podendo aumentar os problemas que pode desencadear a depressão. Demi Lovato, umas das queridinhas da Disney, foi diagnosticada com bipolar e bulimia, entre outros que fica subentendido, durante o primeiro documentário.


Demetria Devonne Lovato, nasceu em 20 de agosto de 1992, em Albuquerque, Novo México, EUA. Reside em uma mansão maravilhosa em Los Angeles– em sua nova residência no bairro de Studio City, região mais calma e familiar da Califórnia, sonho de várias pessoas.


Desde de pequena participava de concursos de beleza, uma menina prodígio, deslumbrava a todos com seu talento nato, principalmente para a música. Em 2002, começou sua carreira na série infantil "Barney e seus amigos". Mas só obteve fama em 2008, no programa "Camp Rock" do Disney Channel.


No dia 23 de março a Demi Lovato lançará no you tube um documentário que se chama Dançando com o diabo, este falará sobre a sua vida como nunca vista e contada por ela, no trailer a cantora declara que teve um ataque cardíaco, 3 derrames, ao ponto de não enxergar nada.


Os médicos disseram que só tinha 10 minutos, a mesma comenta que é como gato, que tem 7 vidas. Recomeçando e lutando contra tudo isso, com certeza tornará será uma reflexão para ela e nós que acompanhamos a sua trajetória.


Acompanhando outro documentário da Demi Lovato- Simples e complicado, neste, a mesma menciona que quando criança, e na adolescência sofreu bullying, ela ficou sabendo de uma ficha de assinatura falando que ela deveria se matar, infelizmente os jovens conseguem ser horríveis, porém não é uma característica dos jovens, mas de muitas pessoas. Chega a causar perplexidade como tem pessoas que parece entrar na vida ou em perfil de outros pessoas só para estilar veneno.


Sabe o que é triste, se quiser saber o que as pessoas em sua volta estão dizendo sobre você, é só começar a observar como os filhos delas te tratam. 90 por cento das crianças tratam os adultos de certa maneira porque é o que elas escutam sobre você, a diferença que as mesmas não conseguem fingir tão bem como os seus pais. Por isso nós temos que ter cuidado o que estamos ensinando para os filhos. Como diz a psicóloga Helen, ' A CRIANÇA REFLETE O QUE TEM EM CASA.'


Desde de criança Demi tinha fascínio pela morte, uma jovem que irritava todos a sua volta, com ataques de raiva, diziam que era muito difícil de trabalhar com ela, deprimida e dormia o tempo todo. começou usar drogas desde dos 17 anos. Então as pessoas pensavam que era só mais uma fase da adolescência.


ree

Reflexão- A adolescência é uma fase muito complicada tanto para os pais como para os jovens, as vezes nós adultos já passamos por algumas coisas que eles estão enfrentando agora, mas é a primeira vez que temos que lidar do outro lado da moeda, antes éramos adolescentes e agora somos os adultos da relação e é difícil perceber até que ponto e as complicações da adolescência ou se é realmente algum problema. ‘Tanto que o empresário mencionou que ele não percebia que era um sinal de problemas.’


Lendo um artigo para jovens, o livro menciona que na adolescência é quando os filhos se afastam mais dos pais, mas é quando se precisam mais deles. E nesse momento que se chega a seguinte problemática, como identificar os sinais e sintomas da depressão na adolescência?


Vamos analisar um artigo desenvolvido DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA: UMA PROBLEMÁTICA DOS VÍNCULOS, desenvolvida por Camilla Baldicera Biazus, Vera Regina Röhnelt Ramires mestre em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, professora do Curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Santiago-RS, Brasil. E a Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Associada da Society for Psychotherapy Research. Coordenadora, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da UNISINOS, Brasil.


Os sintomas da depressão na adolescência são irritabilidade e instabilidade, humor deprimido, perda de energia, desmotivação e desinteresse, retardo psicomotor, sentimentos de desesperança e/ou culpa, alterações do sono, isolamento, baixa autoestima, ideação e comportamento suicida, problemas graves do comportamento, distúrbios do sono, agressividade.


Também podem ocorrer prejuízo no desempenho escolar e queixas físicas como cansaço, dores de cabeça, dores de barriga, sudorese. São descritos como sintomas da depressão na adolescência atividades de risco e antissociais, dificuldade para cooperar, muitas vezes visto como rebeldia e não conseguem descrever os sentimentos, ocasionando mais estresse e ansiedade. A depressão pode ser ocasionada por questões como a genética, com a própria estrutura fisiológica de cada indivíduo, psicológicas e sociais.


Muitos estudos demonstram que quando a depressão na família aumenta o risco de três vezes mais na infância quanto na adolescência. E que podem ser por causa de falhas nas relações afetivas da criança e do seu cuidador na primeira fase da vida, e que na capacidade do adulto entender o estado interno da criança.

Dicas para os jovens


ree

O adolescente deve se lembrar primeiro que é uma fase, assim como no jogo, para você avançar para outro nível, terá que vencer os desafios que surgem no momento. Será que desistiria de jogar só porque aquele nível está mais difícil? Duvido! pode até ser que pare de jogar por um tempo, para respirar, beber água, comer, mas logo em seguida, volta com gás. Isso apenas lhe dará mais gás para vencer e terminar aquela etapa, e quando consegue a alegria é indescritível.


Da mesma forma é com relação a problemas do mundo, doenças, dificuldades financeiras, expectativas não realizadas, embora são dificuldades e problemas que permeiam a vida, mas você as enxergam como desafios, que podem te fortalecer e te levar para o outo nível, tornará o fardo menos pesado.


Muitos jovens pensam na morte como alternativa como uma possibilidade para resolver problemas, a Demi mencionou que desde pequena tem fascínio pela morte, mas o que acha que a morte é? não tem nada de fascinante e nem bonito na morte, porque a dor de quem fica é indescritível, desistir perderá os momentos felizes da vida porque apenas não tentou.


Assim sucederá na vida, pode parecer que essa fase está ficando cada vez mais complicada, mas à medida que consegue vencer o problema, isso lhe dará mais energia e alegria para vencer os próximos desafios.


ree

Segundo- a maneira para passar por está fase complicada é lembrar que não está sozinho, você tem pessoas que te amam e se importam verdadeiramente com tudo que está passando. Como a Demi Lovato declarou ‘que é importante aceitar ajuda das pessoas, você precisa confiar nas pessoas que querem te ajudar.’ Por isso use e abuse deste recurso que você tem que são os seus pais, pode acreditar eles o conhecem mais que ninguém e pode ser um auxilio em momentos aflitivos. Comece contando todo dia um assunto sobre você e quando surgir problemas maiores será mais fácil.


As vezes poderá até parecer que as medidas para lhe ajudar estão sendo drásticas, como no caso da Demi, ela e a equipe perceberam que a melhor maneira seria ficar sem o celular, para excluir aquelas amizades toxicas o qual estava se relacionando. Não se assuste, lembre-se quem está de fora tem uma visão ampla da situação. E no final verá que foi para o seu bem.


ree

Entretanto as vezes precisará de tratamentos médicos para lhe darem melhor com esse problema. Aceite, e não demore, Jesus Cristo disse uma certa vez que os doentes precisam de médicos. Se até Jesus reconheceu isso, imagine nós. Muitas pessoas ficam com vergonha de disserem que estão passando pelo psicólogo ou psiquiatra, mas isso não quer dizer que você é doido, apenas que precisa de um tratamento especifico. E se alguém disser coisas desagradáveis, apenas bloquei essas pessoas da sua vida, garanto que não estará perdendo nada.


ree

A terceira maneira que pode ser de ajuda é a alimentação e atividade física, a alimentação é muito importante porque as vezes a falta de algum nutriente poderá ocasionar falta de alguns elementos químicos que ajudam na produção de energia e bem estar. Todavia as vezes só a alimentação não é suficiente, por isso se faz a necessidade de procurar um profissional da saúde como uma nutricionista, uma nutróloga ou endocrinologista. A atividade física também é um ótimo aliado para combater tristeza e depressão. Procure de algo que goste, andar de patins, andar skate, jogar futebol e vôlei, quem mora em região de praia tem o surf, esportes é que não vai faltar.


ree

Sugestões para os pais


Os pais tem um papel fundamental neste processo, embora esteja cansado com as preocupações da vida, que realmente são um fardo, mas o que as pessoas não podem esquecer é que você é o adulto da relação. Isso parece óbvio, mas muitas vezes, os adultos se esquecem disto e acabam sobrecarregando os jovens com atividades que muitas vezes não estão preparados.


Um dia estava em uma recreação em família e observei que a mãe designou o filho mais velho para cuidar do irmão mais novo, enquanto os mesmos ficaram sentados conversando, imagine o que deu, o quando o mais velho não consegui ouviu aquele sermão. Claro que é muito importante todos na família contribuírem para o funcionamento da mesma. Mas os filhos são ajudadores e não responsáveis imediatos de qualquer situação.


Também quando se fala no adulto da relação, muitas vezes quando os filhos estão irritados, os pais ficam no mesmo nível que os filhos, vira gritaria e confusão. Se o jovem está alterado é melhor você com uma voz firme, mas sem gritar e nem tirar a dignidade do filho, diga em tom claro que ele é o filho e deve respeito e que posteriormente vocês conversarão sobre o assunto.


Nesse frenesi da vida, quando acabamos com os nossos afazeres, o que mais queremos e descansar, mas o seu filho adolescente precisa de você, e sua responsabilidade cuidar das necessidades físicas e emocionais deles. Muitos pais pensam que não terá tantas responsabilidades depois que os seus filhos crescerem, mas estão redondamente enganados, quando os filhos crescem apenas muda as dificuldades, como a apresentadora Eliana disse filho trás trabalho pequeno ou grande. É nesse momento é que os pais ficarão observando se ensinaram boas coisas e se estes estão conseguindo colocar em prática, mas ainda precisarão ficar perto para dar orientações, conselhos ou advertências.


Então não espere que ele peça ajuda, as vezes nem eles sabem do que precisam. Se observar que estão tristes, deprimidos, com acessos de raiva, dormindo muito, pode ser que estão passando por estresse além do normal, não conclua que é apenas questões relacionados a idade, converse em algum momento distraído, como indo ao mercado, lavando o a carro, nesse momento o resultado será melhor, e então fale francamente o que percebeu, e pergunte o que aconteceu e como ele/ela está.


Pense claramente maneiras que poderá fazer para ajudá-los e não desista se na primeira tentativa se der errado, as vezes o jovem só está com vergonha, mas quando insistir, perceberá que você realmente se importa, assim abrirá portas.


Terapeuta e mãe- Alessandra Cardoso.

 
 
 

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
15 de mar. de 2023
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Muito bom!!!!

Curtir
bottom of page