Meu Cronograma capilar: hidratação, nutrição e reconstrução
- Alessandra Cardoso
- 16 de nov. de 2020
- 4 min de leitura

Muitos tem duvidas a respeito dos cuidados capilares, e algo que daixa muitos perdidos é o que usar e quando usar, principalmente para os iniciantes ou os que estão passando por uma transição capilar.
Para nos ajudar nesse processo foi-se criado um cronograma que pode ser ajustado para cada caso, dependendo do tamanho, porosidade, tipo de cabelo, ou se já sofreu ou sofre química; o nome desse quebra galho se chama "cronograma capilar", nele você ajusta o seu próprio caso e descobrir o que encaixa melhor para o seu cabelo.
O cronograma capilar é dividido em três bases, a hidratação, nutrição e reconstrução. Mas por onde começar?
Primeiramente é bom destacar que existem aplicativos de cronograma capilar, o que ajuda muito os que não tem paciência ou tempo para ficar pesquisando e lembrando o que deve fazer a cada dia, além de que alguns deles contém dicas, receitas e até recomendações de produtos, e em alguns casos ate mesmo comentários e post de pessoas que já passaram ou passam pelo mesmo processo e como o cabelo delas reagiram as receitas e dicas; porém, vale lembrar que cada tipo de cabelo varia de pessoa para pessoa e que nem sempre o seu cabelo irá reagir da forma que se imagina. Mas por onde devemos começar?
Primeiramente iremos descobrir o que o seu cabelo precisa no momento.
▪️ Como descobrir o que eu preciso?
Teste de porosidade capilar:
O teste é simples, pegue um fio de seu cabelo e o coloque em um copo ou vasilha transparente que contenha água em temperatura ambiente, em seguida observe a reação.
~caso ele boie: ele precisa de hidratação;
~caso ele fique no meio, ou seja não boiou nem afundou: ele precisa de nutrição;
~caso ele afunde: ele precisa de reconstrução.
Mas, para que serve cada um deles e para que usar?

♦️ Hidratação: ela serve para repor a água dos fios, dar brilho, movimento, e repor necessidades simples dos fios. Ela geralmente precisa ser usado com mais frequência do que as outras, pois os fios sofrem muito dano durante o dia a dia, sofrendo pela exposição ao sol, produtos químicos, poluição , e muitos outros danos que os deixa secos e sem brilho.
O que usar: Glicerina, Aloe Vera, panthenol que é o queridinho da área da cosmetologia, que é a área que estuda e desenvolve produtos para cabelos, vitaminas (principalmente a vitamina E, entre outras), extratos botânicos, e muitos outros, além dos produtos próprios para a hidratação que podem ser encontrados em farmácias e lojas de produtos de higiene e beleza.

♦️ Nutrição: Indicado principalmente para pessoas que possuem Química, tintura ou alisamento capilar, pois repõe lipídios ( gorduras que compõem os fios), porém não serve apenas para cabelos quimicamente tratados, pois todos os cabelos perdem nutrientes e óleos, o que os deixa com muito volume e pouca definição, frizz, pouco brilho e sem vida.
O que usar: Óleos vegetais como: abacate, azeite de oliva extra virgem, coco, rícino e alecrim que hidrata e ajuda no crescimento, entre outros óleos, além de cremes específicos para a nutrição.
*vale lembrar que não é indicado o excesso de uso, pois pode deixar o cabelo pesado e oleoso; o recomendado é de apenas 1 vez por semana ou seguindo a orientação do seu cronograma capilar.

♦️ Reconstrução: Recomendado para cabelos danificados e fragilizados, ela repõe a queratina e aminoácidos; os cabelos que necessitam de reconstrução geralmente demonstram fios danificados, fracos, quebradiços, com muita queda, pontas duplas, frizz e porosidade.
O que usar: Produtos que contenham queratina e seus aminoácidos, colágeno e proteínas.
*deve ser feita no máximo 2 vezes ao mês.
Temos que lembrar que todos os cabelos requerem cuidados específicos, e seguindo o cronograma capilar próprio para o seu cabelo, você irá se surpreender com os resultados, lembrando que todas as etapas são importantes, por isso, quando mantemos tudo em dia, podemos tirar todo o proveito de cabelos saudáveis, brilhosos, nutridos e maravilhosos.
Devido a correria muitas não tenho tempo para realizar o cronograma capilar, porque o processo não é só lavar e hidratar, depois disso, tem que secar e escovar porque não gostam do jeito que ficam com os cabelos naturais e nem recursos para fazer o cronograma capilar. Eu te entendo, mas o que pode te ajudar é usar produtos que já tenha em casa, como azeite, que é ótimo para nutrir, ovos que rico em proteínas. O you tube está cheio de receitinhas caseiras que funcionam muito bem. Já com relação tempo, você precisa de dar esse tempinho no SPA, porém se for uma semana agitada, faça uma receita potencializando com os três itens, com certeza já irá da up grade nas suas madeixas.✨✨
Como hidrato o meu cabelo
Após lavar com shampoo hidratante e água fria, retiro todo o excesso de água, nunca torcendo os cabelos, venho com a misturinha que dá super certo. Gosto de potencializar a hidratação, visto que os meus cabelos necessita muito de nutrição e hidratação.
1/2 banana, batida com duas colheres de mel no liquidificador
4 colheres de creme de hidratação Novex ou Bio extrarus
1/2 colher de azeite.
Gosto de utilizar a touca térmica por 10 a 15 minutos, deixo por mais um tempo, enquanto finalizo outras atividades. Enxaguo bem, e finalizo com uma blindagem que serve como protetor térmico e seco os cabelos e passo a chapinha. Mas só uso instrumento de calor por 2 vezes na semana.
Se usar e gostar comente nas minhas redes sociais. Vou amar te ouvir.
Beijos e até a próxima!
Carinhosamente Alessandra Cardoso e Ingrid Moara
Comments