Método Natural para diminuir a Pressão Arterial que você precisa saber!
- Alessandra Cardoso
- 10 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
A Hipertensão Arterial Sistêmica, mais conhecida como pressão alta é uma doença onde a pressão do sangue é muito forte nas paredes da artéria e quando elas ficam mais estreitas, surge a necessidade de o coração aumentar a força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.
Sendo uma das mais frequentes doenças cardiovasculares, e segundo o caderno de Atenção Básica número 15, a hipertensão arterial também é o principal fator de risco para as complicações mais comuns como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio, além da doença renal crônica terminal.
Segundo o site de cardiologia do Estado de São Paulo, no Brasil são cerca de mais de 30 milhões de portadores de hipertensão arterial e a caderneta de Atenção Básica declara que 35% da população de 40 anos e mais, e esse número é crescente.
O que faz a Pressão Aumentar
A Pressão Arterial pode aumentar por diversas situações, uma delas é a atividade física, como correr, dançar ou dançar. Isso acontece devido ao aumento do consumo de oxigênio, fazendo a musculatura do coração trabalhar mais rápido. Principalmente o indivíduo sedentário pode sentir mais o desconforto, mas, é só parar um pouco para respirar e recobrar o folego. Por isso quem não está acostumado a atividades intensas, precisam de ir gradativamente até o corpo está totalmente acostumado.
Agora não pense agora usar essas informações como desculpa para não praticar atividades física, até porque segundo a revista veja Saúde o exercício ao longo prazo não aumentará a Pressão Arterial, e a realização frequente de atividade física contribuir para elevação do colesterol bom, o chamado HDL.
Dessa forma também o exercício físico pode melhorar os níveis de glicose diminuir a obesidade e controlar a hipertensão arterial. Também aumenta a produção de óxido nítrico que relaxa as artérias, ajudando assim a diminuir a pressão sanguínea.
Outro fator que aumenta a Pressão Arterial é a alimentação, não é de hoje que ouvimos que alimentos ricos em sódio e gorduras trans e saturadas podem contribuir para ajudar a aumentar esta doença. Devido a isso os profissionais sempre batem na mesma tecla, a da alimentação saudável e a necessidade de evitar os vilões da alimentação.
O médico cardiologista Dalton Precoma do hospital Angelina Caron, declara que os alimentos mais venenosos para os hipertensos são sal, embutidos, alimentos enlatados, bolachas, sopas em pó, refrigerantes e sucos diet, alimentos prontos congelados, macarrão instantâneo, azeitonas e outros alimentos em conserva, shoyu e outros temperos industrializados e sanduíche de presunto e queijo. E então tem algum desses que você não consegue viver sem?
Questões Emocionais
Só quem tem problemas emocionais sabem como é difícil não deixar que as emoções interfiram na saúde, até porque elas são capazes de desorganizar toda a fisiologia do organismo. Estas podem causar enxaquecas, dores nas articulações e até elevar o o nível dos batimentos cardíacos e a pressão arterial.
Quando um indivíduo sofre um estresse mental ou físico, ele tem seu sistema nervoso simpático (SNS), o aumento e alterações nos hormônios noradrenalina e adrenalina – hormônios que, ao serem estimulados, afetam o coração e os vasos sanguíneos. Em decorrência disso, o SNS aumenta a frequência cardíaca bem como minimiza a água e a excreção renal de sódio, o que eleva a quantidade de sangue no corpo e, consequentemente, altera a pressão arterial.
Como resolver o problema do aumento da pressão arterial sem medicamentos?

Segundo o estudo, os benefícios da massagem clássica, após a aplicação da massagem clássica,, houve a redução da PA, uma vez que a técnica apresenta outros benefícios, como o relaxamento, a melhora da circulação, além da melhora do fluxo intestinal e edema, o que resulta em uma melhora geral do bem-estar físico e mental do paciente.
Segundo esse mesmo artigo, a massagem clássica apresenta uma redução significativa da PA em função do aumento do retorno venoso, da melhora do progresso da fluidez dos líquidos corporais e da variação da circulação por causa dos efeitos vasomotores que são atingidos pelo toque.
a terapia apresentou resultados não apenas na diminuição da PA, como também na temperatura do corpo, nas frequências cardíacas e respiratórias, além de ação sobre os sinais vitais.
Então que tal a partir de agora utilizar esse método incrível que além de regular a pressão arterial, irar lhe proporcionar bem estar mental?
Eu sou enfermeira e massoterapeuta, especialista em dores físicas e emocionais, pupila do método Natalia Tanaka e ajudo você a viver melhor porque estará vivendo sem dores
Espaço Alessandra Cardoso
Consultório- Quirinópolis
Atendimentos de segunda a sábado
Atendemos por Agendamento
64 99274-8571
Artigo que embasou a publicação- MASSAGEM CLÁSSICA COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL: ESTUDO DE CASO CLASSICAL MASSAGE AS A COMPLEMENTARY TREATMENT IN THE CONTROL OF ARTERIAL HYPERTENSION CASE STUDY
Comentarii