top of page

O que os pais podem fazer com os seus filhos durante a quarentena: Crianças episódio 1


Durante esse tempo de isolamento social muitos pais se preocupam em como lidar com seus filhos, principalmente as crianças, que por sua vez podem ficar estressadas com a mudança de rotina, por isso viemos dar bons conselhos e dicas úteis para melhorar o seu tempo em família, diminuindo o estresse das crianças e ainda ajudando as famílias a criar laços cada vês mais fortes.




A conversa com as crianças não precisa ser formal, como se fossem dar uma notícia de morte, mas sim algo descontraído, até mesmo durante uma brincadeira. Além de ficar um ambiente sereno e feliz, ajuda a vida a ficar leve.




O primeiro passo que deve ser dado é a explicação das mudanças corridas, explique calmamente para seu filho(a) o que está ocorrendo, por que está ocorrendo o isolamento, o que é o covid 19 e como se prevenir, de uma forma que mostre confiança explique que o que está ocorrendo é passageiro e que ele não deve entrar em Pânico.

Lembrando que as crianças percebem quando as coisas estão estranhas e como os adultos estão preocupados com as finanças, gostam de se manterem informadas. É claro que cada família tem uma estrutura e condições financeiras diferentes, sofrendo ou não mudanças causadas pelo covid 19. Levando isso em conta escolhemos passos que podem ajudar muito durante esse período.


Fazer perguntas é a melhor maneira de saber como os filhos se sentem e o que gostam de fazer. Prestar atenção e se possível fazer algumas anotações para anotar pontos específicos e importantes para eles. Eles irão se surpreender de como você se preocupa e os consideram importantes.




Passo 1: Reconhecimento de campo.

Primeiramente você deve fazer algumas observações sobre o seu meio e os seus filhos, pergunte-se: o que mais os deixa chateados? O que normalmente fazem para se divertir? Como está indo o nosso relacionamento de pais e filhos? Como está o nosso tempo juntos, é proveitoso? Está corpo presente é totalmente está conectado fisicamente e emocionalmente com os filhos. Exemplo- alguns pais podem estar no mesmo cômodo da casa que o seu filho, porém está pensando em outras coisas e nem percebem o que as crianças estão fazendo.

* O que os meus filhos gostam e não gostam de fazer?

Faça perguntas que o ajude a pensar mais na personalidade da criança, seu relacionamento com os outros, seu estado físico e emocional; além de que isso ajuda a fazer uma análise geral da situação; faça um reconhecimento a sua volta e observe o que poderia ser usado durante brincadeiras, o que é útil e até mesmo do que poderia acabar sendo um risco ou perigo para seus filhos, como por exemplo: tomadas, objetos cortantes, lugares perigosos, grama muito alta que podem ter animais e insetos.



Outro dia passou em uma reportagem que enquanto a mãe ia trabalhar o avô abusavam sexualmente das crianças, os mesmos demostram sinais de abusos físicos e emocionais que estão sofrendo. # fiquem atentos.




Não é bom deixar seu(s) filho(s) apenas na TV ou internet, incentive-o(s) a brincar e usar sua imaginação, ensine-o(s) brincadeiras que podem ser em conjunto ou em que ele posso brincar sozinho (em caso de uma criança menor certifique-se de que esteja em segurança e com uma supervisão de um adulto), mas atenção, não é qualquer adultos, muitos pais confiam tantos em outros adultos que não os supervisionam.

Outro dia passou em uma reportagem que enquanto a mãe ia trabalhar o avô abusavam sexualmente das crianças, os mesmos demostram sinais de abusos físicos e emocionais que estão sofrendo. # fiquem atentos.

Passo 2: Incentive-os a criar, imaginar e aprender.


Jogue jogos com ele: brincadeiras como pique-esconde, interatividade (quem eu sou?, Pinturas e desenhos), são muito úteis para passar o tempo, além de que existem jogos onde ele pode jogar sozinho como quebra-cabeça, lego ou massinhas que são incríveis para ciarem personagens e soltarem a imaginação. (respeitando a idade para os brinquedos).


Contar histórias a luz de velas é tudo de bom. Além de deixar o ambiente diferente e com ar de mistério e as crianças amam.


Conte e crie histórias: conte para ele boas histórias que você já viveu, histórias sobre sua família e amigos; você pode fazer um livro genealógico se possível mostre fotos, conte um pouquinho sobre o que você sabe sobre cada um deles, de preferência fale sobre pontos positivos e suas qualidades, incentive-o a usar a imaginação e criar estórias e personagens, pergunte sobre o que ele imaginou, leia livros e o incentive a imaginar sobre eles.

Tire fotos: na era moderna a câmera virou algo indispensável na vida das pessoas e nessa quarentena não é diferente!


Faça uma seção de fotos com seus filhos, use a imaginação e utilize o que você tiver em casa para criar figurinos, estórias, personagens e até mesmo jogos( como o jogo do quebra-cabeça, jogo da memória e muito mais, é só imprimir, cortar e pronto, use suas imaginações e criem muitas memórias divertidas e marcantes).

Existe uma infinidade de coisas que podem distrair e a animar a criançada, use sua imaginação e as dicas encontradas aqui para tornar seu tempo em família mais produtivo e alegre.

Passo 3: conversas

Converse mais com o(s) seu(s) filho(s), pergunte como ele está se sentindo, se ele está gostando das brincadeiras, aprenda mais sobre ele e aproveite para se aproximar mais dele. Utilize momentos do dia-a-dia para aumentar mais sua amizade com ele(s), converse durante s brincadeiras, limpeza da casa, durante refeições, sempre que puder, mas lembre-se é sempre melhor escutar do que falar! Deixe seu filho(a) então que você se importa com o que ele pensa e faz, sempre aconselhando com amor e brandura.


Passe tempo com as crianças, brinque com eles, se possível peça para eles te ajudarem com algo, como a limpeza, cozinhar algo fácil( tudo na medida da moderação, levando em conta a idade e as condições/limitações das crianças por exemplo: amassar uma banana, colocar um certo ingrediente dentro da vasilha do bolo e sempre com supervisão. Ajudando nas lista de compras, visto que é até um ótimo incentivo para aprimorar na leitura e escrita.


Mesmo que as famílias tenham diferentes estruturas é importante levar em conta a importância de cuidar bem das crianças e passarem mais tempo com elas; esperamos que essas dicas tenham ajudado para que sua família possa passar um tempo mais proveitoso e menos estressante durante esse período difícil. E lembre-se: com esforço tudo pode melhorar, basta ficar no alvo certo!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page