RELEVÂNCIA DA MASSAGEM CLÁSSICA EM PACIENTES COM DEPRESSÃO
- Alessandra Cardoso
- 12 de fev. de 2022
- 4 min de leitura
Você sabia que a massagem pode ser um aliado forte contra a depressão? Mas como utilizar esse recurso para o bem estar físico e mental?

Hoje mais do que nunca as pessoas estão desejosas de terem tratamentos eficazes e saudáveis, percebendo a necessidade de diminuir os tratamentos medicamentosos e por isso voltaram com os métodos naturais.
Esses procedimentos, muitas vezes utilizado pelos nossos antepassados e cada vez mais vem ganhando espaço da comunidade cientifica, devido a sua comprovação cientifica.
O estudo sobre a importância da massagem clássica em pacientes com depressão foi publicado e discutido no vigésimo encontro Latino Americano de iniciação cientifica em 2016. Esse artigo abordou várias pesquisas e mostrou como a massagem tem sido uma ótima ferramenta para os cuidados da saúde mental.

A depressão acomete mais as mulheres.
Fatores condicionantes podem se tornarem gatilhos para o surgimento da depressão, como a morte de um ente querido

A depressão é uma doença que acomete mais o público feminino, sendo que pode ser transmitida de pai para filho ou por questões químicas. Também a mesma pode surgir quando a perdas significativas como a morte de pessoas amadas, falta de trabalho, questões financeiras, términos de relacionamentos, falta de moradia, devido a isso esta patologia acaba sendo uma das preocupações de saúde pública porque está relacionado em todas as facetas da vida e afetando a qualidade de um todo.
Infelizmente, a depressão é uma doença do organismo que compromete fisicamente e o psíquico, como sentir-se fatigado ou cansado ao extremo, querendo ficar deitado e dormindo o dia todo. Além de afetar as funções mais nobres da mente humana, como: memória, raciocínio, criatividade, humor, prazer pela vida e, consequentemente, pensamento. Também afeta a autoestima e a autoconfiança, levando a pessoa a se sentir sem valor ao ponto de se mutilar e a pensar, tentar e cometer o suicídio.

Estudos recentes mostram que a medicina alternativa ajuda no enfrentamento da doença. Observou-se que pacientes com depressão, dores crônicas como fibromialgia e distúrbios hormonais encontram melhoras ao utilizar terapias alternativas como a massagem clássica. Com o uso das mãos, o terapeuta, a partir de um conjunto de manobras, movimenta todo o sistema muscular, nervoso e sanguíneo, favorecendo os movimentos articulares pelas ativações de receptores nervosos, órgãos sensoriais e glândulas.
A massagem clássica é a prática da medicina pelas mãos, sem o uso de drogas como analgésicos, anti-inflamatórios e reposições hormonais, que podem causar efeitos colaterais indesejáveis no estômago, fígado, e provocando até mesmo câncer.

Os medicamentos podem causar reações adversas. Por isso o uso da massagem é fundamental para ajudar no tratamento da depressão.
A linguagem do toque é universal, pois instintivamente esfregamos os locais doloridos ou acariciamos uns aos outros, para nos acalmar. A massagem clássica é utilizada em pacientes que necessitam de um toque direto no corpo, transmitindo segurança, promovendo humanização ao paciente, reorganizando as funções vitais do organismo, combatendo dores e tensões. Tem valor terapêutico devido a uma manipulação do tecido, já que as manobras manuais manualmente são essenciais para que se obtenham os efeitos fisiológicos desejados musculares

Durante o tratamento o paciente tem disponível não só a massagem mais também o profissional terapeuta, que dedicará total atenção ao paciente, onde utilizará outras ferramentas que ajudam no processo e que fazem toda a diferença no acompanhamento e cuidados terapêuticos.
Esse recurso, combinado com as sensações agradáveis da terapia, estabelece confiança e proximidade entre os dois. Tanto calmante e excitante, quanto desintoxicante, os movimentos da massagem clássica promovem principalmente o relaxamento físico, melhorando o estado psicológico, minimizando os impulsos nervosos causadores de tensão e ansiedade.

A massagem clássica promove o relaxamento dos músculos tensos, o alívio da dor muscular, além de ajudar na circulação periférica, auxiliar na remoção de fluidos do corpo pelo sistema linfático e eliminar mais rápida dos produtos do metabolismo. Com a ação relaxante e revigorante, a massoterapia trabalha as estruturas físicas do corpo e as energias que lhe são próprias, buscando mantê-las em equilíbrio.
OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM
Esta massagem é capaz de reduzir a dor, e tem sido indicada na dor crônica de diversas patologias como a fibromialgia, lombalgia, cervicalgia e nas enfermidades reumáticas e traumáticas. Também propicia outros benefícios como o auxílio nos tratamentos de problemas emocionais, além de relaxamento, diminuição de insônia, ansiedade, depressão, stress, agindo também em enfermidades psiquiátricas mais complicadas como anorexia nervosa e transtorno obsessivo compulsivo.
O deslizamento das mãos pelo corpo, proporciona efeitos de estimulação natural dos tecidos, proporcionando a redução da dor e da disfunção vertebral, a diminuindo os inchaços, além de gerar benefícios aos pacientes depressivos, uma vez que uma das vantagens da massagem clássica é a não utilização de drogas, evitando os efeitos colaterais e permitindo ao paciente sensação de bem estar e prazer.

A diminuição da dor é possível quando a Tem uma estimulação nas terminações nervosas da pele onde produz substancias fisiológicas, diminuindo o quadro álgico. A massoterapia contribui até na melhora o aspecto social devido causar bem-estar, e visto que há liberação de endorfinas mediante a massagem diminuindo o quadro de depressivo contribuindo com uma pessoa feliz e dispostas a novas mudanças na vida, e melhorando o seu relacionamentos interno e com outros.
Deseja ter um atendimento com uma terapeuta? Mais informações no WhatsApp na página de início.
ESSE ARTIGO FOI EMBASADO EM XX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XVI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação e VI Encontro de Iniciação à Docência – Universidade do Vale do Paraíba
Atenciosamente- Alessandra Cardoso- Terapeuta
Comments