Toda dor tem um fundo emocional?
- Alessandra Cardoso
- 20 de jul. de 2023
- 3 min de leitura

Willian Motsloy declarou que quando o sofrimento não pode expressar pelo pranto, ele se faz chorarem os outros órgãos. E isso nos faz refletir sobre a fala da psiquiatra e geriatra Roberta França que diz que toda as doenças tem origem emocional. E quando conversa com os seus pacientes, a mesma entende que a sua queixa inicial estava relacionada a relacionamentos desfeitos, desemprego ou dificuldades no trabalho, com o luto, entre outras coisas.

A ciência nos prova que o emocional está intimamente entrelaçado com o nosso físico, e que muitas vezes não tem como um indivíduo passar por fatores extremamente estressante e não afetar o corpo, de que alguma maneira essa carga de energia acaba refletindo no sistema biológico. Estas são conhecidas por doenças psicossomática.
O que são doenças psicossomáticas?
Psicossomática, a somatização, ou seja, o sofrimento orgânico é uma das respostas à dor mental, onde o paciente, por não conseguir transformar em palavras o seu sofrimento, registra-o em seu próprio corpo. O contexto psicossocial vivenciado pelo indivíduo influencia em sua subjetividade e é determinante para sua saúde ou seu adoecimento. Sendo assim, quando se análisa os fenômenos psicossomáticos deve levar em conta os diversos aspectos que constituem o indivíduo e o predispõem as doenças orgânicas.

Juntamente com as contribuições de Franz Alexander, que descreveu em seus estudos as “sete doenças psicossomáticas”, sendo elas: asma brônquica, úlcera gástrica, artrite reumatoide, retocolite ulcerativa, neurodermatose, tireotoxicose e hipertensão essencial, assim, a partir de suas pesquisas atribuiu a cada uma delas uma especificidade do conflito psicogênico.
A psicossomática “interessa-se não só aspectos psíquicos e somáticos da doença se entrecruzam em pessoas adoecidas, mas como essas relações se dão também em sujeitos normais ou com pequenos desvios da normalidade”.
Os pacientes psicossomáticos expressam no corpo, conflitos e sentimentos inconscientes, “por meio de mecanismos de defesa, como negação, repressão, racionalização, que os impediriam de serem simbolizados, conscientizados e, finalmente, verbalizados”.

Por isso, podem ser queixosos em diversas doenças, apresentando dores que se tornam frequentes, prejudicando seu bem-estar, suas atividades cotidianas e laborais.
Geralmente uma pessoa que tem problemas emocionais como depressão e ansiedade, apresentam fibromialgia. E muitos ficam questionando sobre se a dor é real. Sim, a dor é real porque as emoções provocam pontos gatilhos e esses por sua vez trás muitas dores físicas.
As explicações puramente biológicas da doença, apesar de ainda serem predominantes na Medicina, têm sido questionadas em diversos estudos que evidenciam a influência da mente e das emoções nos estados de saúde.
Hoje sabe-se que o sistema nervoso autônomo, responsável pela coordenação do funcionamento de todos os órgãos internos, é regulado pelo sistema límbico, que por sua vez é afetado pelas experiências afetivas e emocionais do indivíduo em seu contexto social.

Mas o que se deve fazer para evitar as doenças psicossomáticas
Lembre-se que é muito importante ter uma boa rotina de atividade física, de recreação, descanso e de alimentação. Se caso apresentar sintomas de tristeza por mais de três meses procure ajuda imediatamente. Pode ser apenas o seus hormônios, uma situação estressante mas é bom cuidar para não se tornar algo mais serio.
Implementar rotinas de auto cuidado como tirar tempo para fazer algo que gosta, chamar um amigo para passear ou até viajar juntos é muito bom. Mas algo que vejo os meus clientes dizendo que é vida, são as sessões de massagens. Seja para estética ou para fins terapêuticos a massagem é uma excelente aliada, uma sessão por mês já faz total diferença e cabe em qualquer orçamento. Porém o plano terapêutico tem mais efeito, até porque a massagem age no Sistema Nervoso Central e no Sistema Autônomo, que ajudam a produzir neurotransmissores que ajudam nas dores físicas e emocionais.
Que tal experimentar o poder da massagem?!
Consultório em Quirinópolis- GO
Atendimento por agendamento 64 99274-8571
Atenciosamente- Alessandra Cardoso Enfermeira e Terapeuta.
コメント