5 hábitos que podem está contribuindo para você ter dor de cabeça!
- Alessandra Cardoso
- 13 de ago. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de jun. de 2023
Você sabia que existe mais de 100 tipos de dores de cabeça? E que a mesma pode significar uma doença grave? De acordo com uma pesquisa em 2019 as dores de cabeça ficaram no segundo lugar de doenças que gera mais afastamento no trabalho, perdendo apenas para dor lombar. Se caso andas sentindo dores de cabeça, não precisa desesperar até porque pode estar relacionada a questões simples, mas que não deve ser negligenciada!
Existe dores de cabeça primária e a secundaria. A primaria têm sua origem no próprio corpo, não decorrendo de outras doenças. Sendo válido ressaltar que, em geral, a dor costuma localizar-se no crânio, na face e no pescoço, atingindo os dois lados da cabeça. Lembrando que fatores relacionados como ao clima como a umidade, o calor e ao sol, questões posturais e até o consumo de água aumentam a pré disposição para a dor. Por acaso já sabia disso?
O clima seco deixa o ar com pouca umidade, geralmente ressecando a garganta e o nariz, trazendo um incomodo e consigo as dores de cabeça. Por isso na época do frio em que a umidade relativa do ar está baixa é recomendado utilizar os famosos umidificadores de ar, geralmente nem pensamos nisso devido estar tão frio e nem cogitamos usar este aparelho para não deixar o ambiente mais frio.
Para quem não tem esse aparelho, deixar toalhas molhadas ou bacias com água dentro de casa fará a total diferença, evitando assim o ressecamento das fossas nasais e diminuindo a chance de ficar com dor de cabeça.
Algumas pessoas são sensíveis ao calor e ao sol, por isso é recomendado não ficar exposto muito tempo a essa maravilha da natureza, e se caso você for amante do sol o horário recomendado é do nascer até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, embora particularmente recomendo até as 09 horas ou de 15 a 20 minutos por dia.
Mas caso precise sair fora desse horário, se proteger é fundamental, por ter em mãos uma sombrinha ou um chapéu. Principalmente os homens que detestam andar com objetos nas mãos, os bonés ou os chapeis são um ótimo aliado para a proteção do sol e evitar as famosas dores de cabeça. Fora que o chapéu é um acessório que traz uma elegância para o look e dará um up grade no estilo, deixando-os mais sofisticados. E tem para todos os estilos e ocasiões, desde um evento mais refinado ou como um simples passeio a tarde. Lembrando que para as mulheres este acessório traz um de feminilidade e romantismo, além de elegância. Qual é o seu estilo?
A postura contribui muito para as dores de cabeça, observar a maneira que anda, senta e ao ficar deitado pode ajudar muito a evitar ou minimizá-la. Também o peso e as ferramentas de trabalho podem tencionar a coluna e os ombros causando um sobrecarga nos músculos das costas e pescoço causando assim severas dores de cabeça.
Outra questão que contribui para o aumento da dor de cabeça é o pouco consumo de água, visto que a falta deste líquido precioso causa desidratação e a mesma causa dores de cabeça. O segredo é sempre andar com a garrafinha de água, mesmo em casa, visto que as vezes pode bater aquela preguicinha de levantar e ir ao filtro.
Um dos indícios que você precisa aumentar a quantidade de água é a cor da urina que pode estar muito amarela ou até meio laranja e o cheiro forte da mesma. Outra dica para saber se o consumo de água está pouca e a pele ressecada e principalmente os pés, observação e orientação da podóloga Babiane de Quirinópolis. Nesse caso aumente rapidamente o consumo de água. Lembrando que algumas pessoas por causa de problemas no sistema renal estão passando por restrições de líquidos, e nesse caso é muito importante seguir as recomendações dos profissionais de saúde.
Pode até não acreditar mas a pouca higiene nos cabelos podem estar relacionados a dores de cabeça, por isso é recomendado lavar os cabelos ao menos 2 vezes por semana. Lavar as madeixas no salão traz um benefício muito grande que é o toque, que proporciona bem estar e prazer. Por isso cabelereiras de plantão capriche nesse recurso simples que com certeza fidelizará a sua clientela por esse simples gesto de caprichar na hora da lavagem, massageando bem o couro cabeludo. Não minimize o poder do toque!
Uma dos cuidados que pode estar utilizando para quando está com dores de cabeça é uma massagem relaxante. Então use e abuse desse tratamento para evitar e aliviar os sintomas das dores de cabeça evitando assim o uso discriminado de medicações que podem trazer grandes malefícios a saúde.
Tenho certeza que você sabe de todas orientações de enfermagem e de hábitos saudáveis que foram repassadas neste post, porém por ser tão simples, as vezes podemos negligenciar um outro e que não ter os cuidados necessários podem desencadear uma doença. Porém se tem mais de 3 meses sentindo dores de cabeça é necessário procurar um especialista para destacar doenças graves como tumores, inflamações nas meninges, AVC ou pressão alta ou intracraniana.
Mesmo apresentando dores de cabeça por mais de 3 meses não precisa desesperar porque pode estar relacionada a outra dor de cabeça primária que explicarei no próximo post.
Então fique atento para mais orientações de enfermagem com terapias.
E aproveita que está AQUI deixa o seu toquinho, contribuindo para que esta profissional se sinta motivada a escrever mais artigos. Também me siga nas minhas redes sociais e vamos ampliar está corrente de cuidar da saúde de forma natural!
Atenciosamente-
Atendimento por telefone ☎️ e Agendamento no whattsApp (64) 99274-8571 .
Orientações e agendamento para palestras no
コメント