O que o meu corpo está querendo me dizer quando estou com retenção de líquidos?
- Alessandra Cardoso
- 14 de out. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de jun. de 2023

O que o meu corpo quer me dizer quando estou com retenção de líquidos?
Essa é uma pergunta de um bilhão de dólares! Quando chega no final do dia as suas pernas estão extremamente cansadas e ao olhar para os pés você percebe que os mesmos estavam quase explodindo dentro dos sapatos. Ou simplesmente não está sentindo nenhum desconforto, porém do nada, as pernas estão ficando cada vez mais inchadas. Mas afinal o que o meu corpo estar querendo me dizer? E o que pode estar acontecendo?
A primeira coisa que tens que analisar é se tem alguma coisa que estás fazendo que pode estar contribuindo para isso ocorrer. Os inchaços são conhecidos como edemas e isso pode ocorrer em todo o nosso corpo, por exemplo no rosto, nos pulmões, na glote, no cérebro e até na língua. Isto pode ocorrer por vários motivos.

Um exemplo são as gravidinhas, principalmente no último mês de gestação as mesmas podem ficar bastantes inchadas.

Outra situação que faz ter inchaços ou edemas são os medicamentos como corticoides, anti-inflamatórios, anticoncepcionais e anti-hipertensivos, que são medicamentos para combater a pressão alta.
As vezes estamos com mal-estar e logo recorremos ao uso de medicamentos, lembre-se que o uso indiscriminado remédios pode lesionar órgãos importantes que ajudam a secretar os excessos de líquidos e no final podemos ter problemas renais e dentre outros devido o uso dessas substancias medicamentosas.
Por isso sempre deve consultar os médicos para ingesta de medicamentos e preste atenção se caso esteja tomando mais de 10 comprimidos diariamente, nesse caso tem que fazer uma avaliação para observar se é realmente necessária esta quantidade absurda de medicamentos.
As vezes uma pessoa faz acompanhamento com várias especialistas e cada profissional vai prescrevendo um medicamento e no final o paciente está ingerindo mais medicamentos que arroz e feijão. Nesse caso é muito importante alinhar os tratamentos para não trazer prejuízos a saúde.

Os edemas podem estar relacionados a certos períodos da mulher como a TPM, também a doenças crônicas como doenças renais, diabetes, problemas na tireoide, traumas e até obesidade.
Esses inchaços podem indicar várias coisas por isso você deve ficar bem atenta aos sinais do seu corpo, mas não se desespere e vai correndo para o google para saber o que está acontecendo.

Problema no retorno venoso
O edema pode surgir por causa de problemas de varizes, quando estas estão comprometidas, consequentemente dificultam o retorno do sangue das pernas para o coração. Visto que as veias precisam agir contra a gravidade para ajudar o sangue não ficar represado nos membros inferior.
Quando o sangue fica acumulado nas veias, estas causam uma pressão nas mesmas e por isso ocorre o extravasamento de líquidos dentro da pele e esse quadro clinico é chamado de Insuficiência Venosa dos membros inferiores. Esse problema é notado devido ter inchaço e este pode causar escurecimento da pele, as vezes aparece como pequenas manchas e quando esse sintomas é prolongada a perna pode ficar vermelha e brilhosa.
Linfedema
Linfedema é outro tipo de edema cuja origem está relacionada a obstrução dos vasos linfáticos. Ele não é comum mas pessoas que retiraram as mamas com retiradas dos gânglios da axila pode apresentar edemas nos braços.
Dica de Ouro
1-Se o inchaço for na face é indicativo de problema renal;
2- Se o edema está localizado apenas em um lado das pernas, isso pode ser indício de problemas vasculares, ortopédicos ou dermatológicos;
3- Se for bilateral pode estar relacionado ao coração, aos rins e ao fígado.
Lembre-se que este artigo não é para fazer diagnósticos e nem substitui uma consulta com o médico de sua confiança, mas, como informativo.
Tratamento
Para cuidar deste problema é muito importante descobrir a origem dos inchaços. Se for medicamentoso, apenas reduzir, tirar ou fazer a substituição é o suficiente para resolver o problema como no caso do anti-hipertensivo amlodipina, entretanto quem pode prescrever os medicamentos ou retirá-los é somente o médico. Tem alguns medicamentos que podem ser prescrito pelo enfermeiro mas isso segue a legislação de saúde de cada município.

Se caso o problema estiver relacionado a obesidade fazer uma reeducação alimentar e perder peso ajudará a diminuir os inchaços.
Diminuir o sal ajuda a controlar os edemas, principalmente nas pernas.
O que você poderá estar fazendo para lhe ajudar a diminuir os edemas ou inchaços é
Evitar consumos de frituras e alimentos gordurosos;
Beber bastante líquidos como água e chás;
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas que aumentam a retenção de água no organismo;
Diminuir a quantidades de sal;
Fazer uma caminhada para fazer a musculatura da panturrilha ajudar o sangue voltar para o coração e para os linfonodos para que possa tirar as toxinas do organismo.
Tratamentos não medicamentosos
Sou até suspeita, resolvi escrever esta matéria justamente porque estava justamente acompanhando uma paciente que estava com inchaços nas pernas, e com apenas uma sessão de Auriculoterapia a mesma reduziu 100% os inchaços.
Outro dia perguntei se os edemas haviam voltado? E toda sorridente mencionou que não. Já trabalho com essa técnica a mais de 4 anos e ainda fico surpresa pelos resultados fantásticos.
Por acaso você conhece esse tratamento chamado AURICULOTERAPIA ou ACUPUNTURA AURICULAR? Se não o que está esperando para cuidar da sua saúde de forma natural, ele não tem contra indicações, isso quer dizer que pessoas de qualquer faixa etária pode utilizar.
Mas claro que todo tratamento precisa ser executado por um especialista porque precisa seguir alguns critérios.

Outro tratamento que pode ajudar é a massagem, claro que para realizar esta técnica precisa descartar alguns probleminhas como problemas de câncer, renais ou cardíacos graves, mas esta é uma ótima aliada para aliviar os inchaços porque a drenagem linfática ajuda a eliminar as toxinas e os excessos de líquidos do corpo.

Se você gostou desse conteúdo aperta o coração no final da matéria.
Me segue nas minhas redes sociais.
Aproveita e acesse os nossos serviços no menu.
Atendimentos em domicilio ou no Consultório.
Quirinópolis-GO Bairro:Centro
Telefone: 64 99274-8571

Atenciosamente, Alessandra Cardoso
Enfermeira com especialização em:
saúde da mulher;
Especialista em dores físicas (PUPILA DO MÉTODO NATÁLIA TANAKA);
Curso EPO( ESPECIALISTA EM PÓS OPERATÓRIO
*Atua com técnicas naturais- Auriculoterapia e Massagens.
Essas informações foram muito úteis!