A Arte de Falar em Público
- Alessandra Cardoso
- 5 de mai. de 2020
- 3 min de leitura

No trabalho ou na vida, é um desafio que chega a dar frio na barriga, sentir o coração palpitar, a boca secar e até a pressão subir.
Pessoas inteligentíssima, profissionais de sucesso, que conhecem bem o assunto, mas que na hora H travam na frente de uma plateia. Infelizmente você pode até adiar, só que mais cedo ou mais tarde a situação surgirá e não terá como fugir. Então a dica é: enfrente logo seus medos, é a melhor maneira de se preparar e perder o medo de falar em público.
Nesse artigo apresentará algumas sugestões que foram utilizadas por muitos, como a psicóloga Gislene Isquierdo, especialista na arte de falar em público e fazer palestras de impacto, que surtiram efeitos positivos para aqueles que precisam falar diante de uma assistência pequena ou grande.

Pense de modo Razoável
A insegurança é comum, visto que muitos não tem experiencia em falar em público, a pessoa só terá essa habilidade se começar a praticar. se desafie, lembre-se, ninguém nasceu sabendo, precisa de treino e anos para ser expert em algo.
Jovens ficam preocupados com o que seus colegas vão dizer, se irão rir no momento da apresentação. Mas pare e pense, se eles fossem tão bons e soubessem muito mais que você, provavelmente não estariam na mesma sala que a sua. Não concorda?
Sempre haverá alguém melhor em alguma coisa, mas pode ter certeza, para essa pessoa nem todos os seus dias foram de gloria.
E se alguém rir de você, leve na esportiva, essa é a melhor resposta que poderá dar a uma pessoa engraçadinha e para seu cérebro. Sim o nosso cérebro capita as nossas emoções e as transforma em reações fisiológicas, se for positiva, terá alegria, sorriso e bem estar, mas se negativa, será tristeza, choro e dor.

Comece aos Poucos
Comece com a prática da leitura, devido a tecnologia, milhares de vídeos disponíveis na internet, fica mais fácil saber de qualquer assunto sem muito esforço. Então leia blog, revistas e artigos científicos. No google acadêmico encontrará artigos científicos para todos os tipos de assuntos. Com a leitura, aprenderá palavras novas, colocação em uma frase, a pensar de forma clara e terá acesso a informações verídicas.
Ao desenvolver esse habito incrível, ficará à vontade quando for chamado para ler em público. Não se esconda quando te chamarem para fazer uma leitura diante de outras pessoas, aceite, leia devagar, assim as palavras soarão melhor.
Outra dica muito importante, leia em voz alta em frente do espelho, esse treino, ajudará a ficar menos nervoso diante de pessoas.
Se Prepare Bem
Mesmo para um palestrante experiente, a preparação é fundamental. Imagine para alguém que só está começando. Algumas dicas são imprescindíveis.
1. PREPARE-SE COM ANTECEDÊNCIA;
Mesmo sabendo que terá uma apresentação, muitos deixam para se preparar nos últimos momentos, com certeza, não ficará bom, porque uma apresentação de impacto requer tempo para pesquisar, escrever, corrigir, pensar em ideias criativas, alinhar com o grupo e treinar.
2. NÃO SE CONTENTE COM A MEDIOCRIDADE;
Por preguiça de pensar e do trabalho que terá muitos fazem o trabalho sem esmero. A satisfação de uma tarefa bem realizada não tem preço, mesmo que outros não o elogiem, você sabe o quanto se empenhou por aquela tarefa e que nota lhe daria.
3. SIGA O ROTEIRO QUE FOI PEDIDO;
Entender o comando da questão é fundamental, se não entender o que foi proposto, pergunte até a ideia ficar clara. Tende não enfeitar com assuntos desnecessários, as vezes o menos é mais.
Exemplo; o professor de biologia pediu para fazer uma apresentação sobre o efeito do coronavírus em nosso organismo. Para isso não seria necessário comentar sobre a crise econômica que esse vírus está causando. Embora seja uma das grandes preocupações da população mundial, o trabalho pede sobre o efeito da doença na população. Lembre-se menos é sempre mais. Para enriquece-lo, seria mais interessante comentar o que a comunidade cientifica está fazendo para combater essa pandemia. Embora a pesquisa precisa ser simples, isso não quer dizer, que sua leitura também seja, leia muito para ter bons argumentos.

1. Treine
Depois de concluído, você sabe o conteúdo de trás para frente. Que maravilha! isso quer dizer que se empenhou muito. Porém o treino é fundamental. Quando se está em uma situação de estresse, temos a tendência de esquecer o básico, gaguejar, tropeçar em palavras, que só gera mais tensão, e multiplica isso com outros olhando, é pânico na certa.
Como foi sugerido, leia na frente do espelho, corrija a postura. Peça alguém da família para dizer como você está se saindo. Seja firme, fale com convicção e pode ter certeza, falar diante de um público será um sucesso.
Kommentare