Aconteceu um acidente: e agora? Parte 1
- Alessandra Cardoso
- 14 de set. de 2020
- 2 min de leitura

Todos os anos inúmeros acidentes acontecem, varias batidas de carro, incêndios, afogamentos, e muitos outros. Muitas pessoas não sabem o que fazer, por isso trazemos algumas dicas e instruções uteis e praticas para te ajudar em algumas dessas situações.
Para ajudar aqui encontramos alguns números de emergência:

Policia Militar 181
Polícia cívil 197
Policia federal 192
Defesa civil 199
Guarda municipal 153
Corpo de bombeiros 193
*Acidentes de transito:

Os acidentes de trânsito estão entre os mais comuns na atualidade, seja grave ou não o primeiro passo é verificar se existem vitimas, caso seja positivo ligue para o SAMU 192 ou para os bombeiros 193 e informe a policia.
Caso você seja um envolvido ou seja espectador espere a ajuda e certifique-se que todos estão seguros, se possível mantenha uma distancia razoável do veículo pois pode haver vazamentos de fluidos inflamáveis.
·Vitima inconsciente:

Informe com detalhes a situação da vitima para o SAMU, não tente mexe-la e não a retire do carro, a menos que tenha risco de incêndio, verifique seu estado e sua respiração através do movimento de contração e expansão do tórax, certifique-se que ela não se mexa, para evitar maiores complicações; mantenha a calma e espere o socorro chegar. Se caso a vítima estiver sido arremessada para fora do automóvel também não deve mexer e fazer a sinalização do local para evitar mais complicações e ocasionar outros acidentes.
· Amputação:
Caso ocorra uma amputação devido ao acidente, separe panos e sacolas limpos, pressione o local com o pano limpo para conter o sangramento, e possível limpe o local amputado com pano limpo. Recolha o membro amputado e o enrole em um pano limpo, coloque-o em um saco plastico, caso a distância entre o hospital e o local do acidente seja longa, coloque o pacote (contendo o membro enrolado em pano) dentro se outro saco contendo gelo, não encoste o membro amputado diretamente no gelo ( isso serve para aumentar as chances de recuperar os membro através de cirurgia, porem irá depender das condições do membro decepado, do osso e outros fatores). Continue pressionando o ferimento da vitima e espere o socorro chegar.

https://www.google.com/search?q=imagem+de+pessoa+atropelamento
· Atropelamento:
Mantenha o local seguro, não deixe que a vitima se mova, se sente ou se vire, mantenha-a imobilizada, coberta (para manter a temperatura corporal) e caso ela esteja com sangramento comprima o local com um pano limpo, não dê balimentos ou bebidas a ele; e não o transporte em seu veiculo, espere o socorro chegar.

· Convulsão:
A convulsão pode ser causada por epilepsia, febre alta, hemorragia, batidas fortes na cabeça entre outros. Ela pode ser identificada por: espasmos musculares em todo o corpo, olhos revirados ou perdidos e muita salivação.
Caso a vitima sofra com convulsão, os passos que você pode tomar são: a deite no chão com cuidado, se possível coloque algo como uma almofada, mochila pequena ou um travesseiro na cabeça da vitima, afrouxe as roupas dela e limpe o excesso de saliva com um pano limpo.
Não tente segura-la, não coloque sua mão ou outras partes do corpo na boca dela (pois ela involuntariamente irá morder, e dependendo dos casos você pode acabar com um ferimento grave).
Espere o socorro chegar e se possível informe o SAMU que a vitima sofreu convulsão e outros detalhes relevantes.
Escrito por Ingrid Moara.
Comments