top of page

Descubra uma técnica natural para ajudar no tratamento de diversas doenças físicas e emocionais

Atualizado: 22 de jun. de 2022




Caros leitores!


Esse canal tem o intuito de trazer a conexão do corpo e da mente com a natureza, particularmente, estou conhecendo este mundo fascinante e estou implementando aos poucos este estilo na minha vida.


Não é de hoje que, observa-se a importância de começar a usar o próprio corpo para o bem estar e longevidade da vida. Com a correria e o estresse, aos poucos, perdemos a conexão com o eu. A sensação é que a mente está desconecta com o corpo.



Geralmente o corpo está cansado, desejando ficar na cama e a mente um turbilhão de pensamentos, inquieta, irritadiça, apresentando insônia ou a mente letárgica, sonolenta e corpo doendo de ficar deitado. Realmente é uma grande confusão dentro desta unidade, onde cada parte integrante deseja ir para o lado que deseja.


Com tudo isso acontecendo dentro do organismo não é de admirar que isso cause desequilíbrios e pesquisas mostram que estas desorganizações fisiológicas quebram moléculas de DNA, e quando a mesma for se replicar, vem alterações fisiológicas importantíssimas. E com o tempo acabam tornando-se patologias como pressão arterial, diabetes, ansiedade e depressão.



As doenças, podem surgir não só de um fator químico, mas também de um desequilíbrio emocional, que vibra, ou produz energia, e estas por sua vez transformam em uma patologia.



A principal causa da hipertensão primária é o estresse, já que faz todo o corpo permanecer vigilante e seus receptores se tornarem hipersensíveis, ou seja, apresentam uma resposta exagerada aos estímulos externos e internos. Além disso, o estresse estimula o sistema nervoso simpático que causam contrações das artérias e, portanto, implicam no aumento da pressão arterial. Por exemplo uma pessoa que trabalha em um grande nível de estresse, fica com raiva, tem sensações de angustias por não resolver o problema, não consegue ter um sono de qualidade.


A hipertensão primária também pode ser causada por alterações químicas e hormonais, como de adrenalina e noradrenalina, angiotensina e histamina, que estimulam o sistema nervoso simpático e causa vasoconstricção das artérias. Trazendo alteração de forma e consequentemente a pressão sanguínea se eleve, gerando pressão alta, que leva a infarto e derrames.



Algumas pessoas não prestam atenção a esses sinais e quando resolvem acordar para a vida, já tem uma doença de base instalada. Mas o que podemos fazer para evitar transtornos como esses?


Primeira coisa a se fazer é, lembrar que é preciso diminuir o estresse e a ansiedade, fazemos isso por retirar o que está ocasionando. As vezes é improvável porque no momento não há possibilidade de resolver a questão. Então, que tal mudar de ponto de vista?



Por exemplo, pode ser que uma pessoa esteja insatisfeita com o trabalho e no momento não é possível sair, nesse caso a pessoa pode encarar aquele emprego como um degrau para ir para outro nível.


Aproveitar para fazer uma faculdade ou um curso profissionalizante, fazer network, e isso é muito legal, porque no atual serviço, poderá estar em contato com pessoas que provavelmente não teria se estivesse desempregado, também pode ser uma ótima oportunidade de aprender algo diferente dentro do cargo atual e quem sabe se apaixonar pelo seu serviço novamente, sempre podemos aprender algo novo.


Organização Estrutural do conceito de emoção da criança, realizado pela Universidade Federal de Pernambuco- Recife, juntamente com a Universidade de Pittsburgh nos USA, comentam que existem dois tipos de emoções: as simples e as complexas.



As emoções simples são aquelas que são fáceis de identificar como a raiva, medo, tristeza e alegria, que até as crianças de cinco anos são capazes de detectar pois estas seriam reconhecidas mais facilmente nas expressões faciais, e as complexas são aquelas que não são óbvias como vergonha, orgulho e culpa.



Lembrando que a ansiedade é uma emoção, a pessoa ansiosa precisa entender que existe fatores como a genética, estresse no seu ambiente e hábitos de vida. Tem fatores que estão fora do controle da pessoa como as questões de genética, e o ambiente. Mas tem como você dar uma ajuda, que é por mudar o estilos de vida e até mesmo o jeito de pensar, dando uma ajuda aos seus sentimentos.



isso tem que trabalhar as emoções porque o ansioso costuma pensar de forma precipitada e em tragédias, por exemplo, alguém que acabou de tirar a habilitação, quem não é ansioso, já pega a carteira de motorista e já vai dirigindo, porém quem é ansioso, logo pensa e seu atropelar a velhinha na rua, e se bater em alguém? Ou um jovem que muda de escola ou de série, e encontra pessoas novas no seu ambiente, com isso gera muitas expectativas e medos. Como as pessoas ali reagiram a esse novo integrante?




Então ao invés de ficar pensando em tragédia, ou ter pensamentos negativos, a melhor maneira é ter pensamentos positivos. Isso será como acordar de um pesadelo. Até suspirará de alegria!

Como estivesse no aconchego no colo da mamãe. E o melhor é que você estará dando subsídios para a sua mente trazer conforto para si.






Outra maneira de estarmos cuidado do nosso bem estar físico e emocional é por meio da meditação. Você conhece ou faz uso desta técnica para trazer alivio e bem estar?

Existem várias, mas destacarei apenas uma para ajudar o corpo a se reconectar com a mente.


A meditação mindfulness é um tipo de meditação com comprovação em estudos científicos. Veio de uma meditação milenar chamada Vipassana. SEGUNDO Vipassana, que significa ver as coisas como realmente são, é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia.


Foi redescoberta pelo Buda há mais de 2500 anos e ensinada por ele como um remédio universal para males universais, ou seja, uma arte de viver. Esta técnica não sectária, ou seja, não está conectada com doutrinas religiosas, visa a total erradicação das impurezas mentais e a resultante felicidade suprema da libertação completa.


Vipassana é um caminho de autotransformação através da auto-observação. Focaliza-se na profunda interconexão entre a mente e o corpo, que pode ser experimentada diretamente pela atenção disciplinada às sensações físicas, que formam a vida do corpo e que se interconectam continuamente e condicionam a vida da mente. É esta jornada de autoconhecimento baseada na observação à raiz comum da mente e do corpo que dissolve as impurezas mentais, resultando numa mente equilibrada, cheia de amor.


Mindfulness, diz ele, é uma psicoterapia de terceira geração, com uma importante base científica, fundamentada em práticas meditativas orientais adaptadas a um cenário secular e universal, sem qualquer orientação religiosa específica.


De acordo com a pesquisa realizada pelo hospital Albert Einstein a prática diária da meditação se faz mais do que necessária nos dias atuais, com o estresse e a ansiedade aumentando cada vez mais.


Estes, porém, não são os únicos males que são tratados com a prática. “Várias pesquisas foram feitas usando a meditação para o tratamento de doenças crônicas [diabetes, hipertensão e dores] e, na maioria dos casos, o efeito foi positivo para a saúde, bem-estar ou qualidade de vida”, diz o pesquisador Rui Afonso, do Hospital Israelita Albert Einstein.


De acordo com o site Viva Bem, uma pesquisa conduzida pela médica Elisa Kozasa, também do Einstein, concluiu que a pessoa que meditação diariamente tem o cérebro mais eficiente e consegue lidar melhor com o estresse e a ansiedade. “A meditação age em várias vias de neurotransmissores, regulando a liberação de substâncias importantes para a saúde mental, e o principal efeito é a redução nos níveis de ansiedade, estresse e melhora do humor”.

Como realizar a meditação Mindfulness?

Essa técnica é para trazer a mente para o agora. Ela usa três ancoras, que é a respiração, audição e visual. Na técnica da respiração a pessoa se concentra no ar inflando os pulmões, indo até o diafragma, expandido o abdômen, nesse momento o individuo conta a 10, puxando o ar e soltando.


O auditivo, se concentra em sons melodiosos, barulho da natureza e ao mesmo tempo trabalhando a respiração. Nesse caso trabalha a ancora de audição e da respiração. Na visual, o foco fica nas pessoas ou objetos em volta, como crianças brincando, as árvores e as folhas balançando com o vento, de como o raio de sol ilumina as folhas e flores.


Geralmente leva de 4 a 8 semanas para ter os resultados desejados e deve ser praticado ao menos uma vez por semana. Porém quanto mais a pessoa utilizar mais força mental terá, sendo igual a atividade física, quanto mais melhor.


Lembrando que tem esquizofrenia ou tem delírios não deve utilizar esta técnica.


Essa técnica foi explicada ao vivo no meu Instagram com a professora de educação física, que utiliza esta técnica de meditação chamada de Mindfulness.


Caso deseje saber mais acesse o link


Atenciosamente Alessandra Cardoso- Enfermeiras com técnicas integrativas e Isa Mara- professora de Educação Física.







Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page