top of page

Sobrevivendo à Convivência: Dicas para Transformar a Relação com a Sogra em uma Experiência Positiva





Quem você levaria para uma ilha deserta? Talvez você pensa logo no amorzão para deleitarem o paraíso e viver um lindo romance. Águas cristalinas, por do sol estarrecedor e juntamente com a companhia agradável. A última pessoa a ser cogitada a uma viagem paradisíaca e aquela cuja relações estejam estremecidas.





A Netflix lançou um reality show chamado ilhados com a sogra. O programa foi para a segunda temporada, tendo como objetivo e o desafio melhorar o relacionamento entre sogras, noras e genros.



Entre a cruz e a espada


Além de expor o conflito familiar entre os participantes, ele põe em cheque o relacionamento entre o casal, até porque de uma lado está a mulher ou o homem dos sonhos e do outro lado a mãe, a mulher que lhe deu a vida. As vezes tendo de servir como o apaziguador para mediar o conflito e no meio disto tudo um prêmio de 500 mil reais.


A pergunta é: você teria coragem de passar umas férias com a sua sogra sem o elo unificador do relacionamento? Tem muitas pessoas que tem um ótimo relacionamento com a sogra entretanto como qualquer convivência podem gerar muitos conflitos.


O porquê dos conflitos?


Parece ilógico sogras, noras e genros ficarem discutindo porque ambos querem a felicidade do filho ou do parceiro. Um dos aparentes motivos dos conflitos que ficou evidente no reality, tem haver de como o estranho é posto no ninho. Por acaso já ouviu a história da nova galinha posta dentro do galinheiro?


Acontece que todas as vezes que coloca uma galinha nova no galinheiro tem que ter uma logística. Geralmente as moradoras antigas tendem a estranhar a nova, devido a isso elas dão uma surra na recém chegada, por isso, os avicultores tendem colocar o novo animal a noite, gerando assim menos estranheza, livrando a novata do lixamento coletivo.


Há quem diga, mas somos seres racionais, quem age assim está adoecido emocionalmente. Concordo, entretanto quem hoje não está estremecido emocionalmente a ponto de magoar alguém com palavras insensatas? Por mais que tentamos ser seres racionais, mas as vezes as pessoas acabam-se agindo por pura emoção!



Tem um diálogo da Alice no paraíso das maravilhas e o coelho, onde falavam sobre ser amado... E coelho mencionou nem sempre serás amada, porque haverás dias em que os outros estarão cansados, aborrecidas com a vida, terão a cabeça nas nuvens e irão te magoar porque as pessoas são assim, de algum modo sempre acabam por ferir os sentimentos uns dos outros seja por descuido, por incompreensão ou conflitos. Livro Alice no Paraíso das Maravilhas


Este diálogo mostra claro que muitas vezes as pessoas não demostram amor e bondade não porque sejam cruéis e narcisistas, e sim devido a várias situações do dia a dia que pode nos deixar menos atenciosos e distraídos ao sofrimento alheio.


Muitas vezes os familiares não têm tempo de conhecer o novo integrante da família. As pessoas começam a namorar e de um dia para o outro já estão morando juntos. E por amor, a família e principalmente a mãe costumam perguntar quem é está pessoa? Por temer quem é esta pessoa, que pode fazer bem mas, também muito mal ao seu amado filho(a), devido a isto a sogra acaba levando o nome de chata, enjoada e nada acolhedora.


Lembro de um relato em que a pessoa que casou e não sabia que o seu esposo era usuário de droga e gostava de pegar o que não lhe pertencia. Está jovem mulher morava em outra cidade e por isso não conhecia a fama do seu parceiro.


E foi isto que uma das competidoras alegou, declarando que ela foi a mãe e o pai da sua filha mas o seu genro não teve a consideração de ir e se apresentar. A mesma sentiu falta de consideração e desvalorizada como membro da família.


Quantas pessoas, principalmente as mulheres sofrem agressão, passam necessidades emocionais e físicas por não conhecerem bem os seus parceiros antes de assumirem um compromisso? Ou quando conhecem mas pagam para ver! Por isso acaba gerando discussões. Claro que é de esperar que as sogras por serem mais experientes demonstrem sabedoria ao lhe dar com o parceiros de seus filhos.





A família, principalmente a mãe, quer ter a certeza de que, o seu bem mais precioso está em boas mãos! Está urgência para ter um casamento acaba tirando a oportunidade das pessoas formarem laços e assim de ter união familiar.





Então o segredo para evitar conflitos é: Converse com a família, dizendo as qualidades desta pessoa que você escolheu.


Quando destacamos as qualidades de outros, as pessoas ao nosso redor tende-se a ficar mais atento as qualidades e esquecendo de prestar atenção aos defeitos.


Apresente a pessoa amada a família e passe tempo de qualidade como todos da família para que todos possam se conhecer.

Tem um ditado que diz quando você casa, casa com a família toda! E isto é verídico.

E se caso a família não aceite esta nova relação ? você já vai ter feito a tua parte.

Em vez de achar que a mãe esteja implicando com a namorada, observe se o comentário tem fundamento.


Mas lembre-se e esta pessoa tem que valer a pena para comprar briga com os familiares e as observações sobre esta pessoa sejam infundadas.

Outro fator interessante é que por serem adultos os filhos não veem a necessidade de pedir a benção dos pais. E de um dia para o outro chega uma pessoa que talvez ainda não conquistou o coração da família. Muitos falam que, quem precisa ser conquistado é a pessoa e não a família. Concorda com esta fala?


Embora seja um fato, mas é tão bonito quando uma pessoa respeita e leva em consideração as pessoas amadas do outro, fazendo o possível para se dar bem com toda a família, assim causando menos ruído no ninho.


Sogra: Aliada ou Inimiga? Como Navegar as Águas da Convivência Familiar


Outro fator que acaba contribuindo para o ambiente hostil é que sogra ou a nora acabam se vendo como inimigas. As duas precisa lembrar que as duas são muito importante e cada uma por motivos diferentes. Ao invés de se verem como inimigas mas aliadas o ambiente ficará menos inóspito. Lembrando que para isto acontecer é preciso seguir as regras da boa convivência.


O perigo de ser omisso

Outra questão percebida durante o programa foi que, por medo de magoar a pessoa amada como a mãe ou o cônjuge, geralmente os filhos costumam amenizar, ser omisso ou não ser transparente nas informações, gerando pensamento dúbio.


Um exemplo foi a família da primeira temporada que pediu para sair do programa. A mãe se sentiu injustiçada por ter que sair da própria casa para não criar mais conflito, a nora simplesmente pensou que a casa era do marido e por isso, achava que estava tudo bem. E quando as mesmas conversaram ficou claro que assuntos financeiros estavam envolvidos ao qual o filho/ esposo não havia esclarecido.


Quando a mãe se viu obrigada a sair da casa, que considerava também sua, se sentiu como, se as suas necessidades básicas de moradia e segurança foram negligenciadas, e em prantos ela disse que estava com coração destroçado. Embora apenas assistindo o programa não tem como dizer quem está com a razão. Isto mostra que os conflitos não tem haver apenas com preferencias ou implicâncias e sim com questões mais profundas da existência do ser humano.



Então o segredo para evitar conflitos é: Tenha conversas honestas e transparentes.

Ser honesta é muito bom, vai ser transparente é muito melhor. Eu vou dar um exemplo do que é ser uma pessoa honesta. A esposa ou o marido pergunta onde a pessoa vai e prontamente responde onde irás, e se por uma necessidade precisar contatar a pessoa, saberão onde procurar, isto porque ela é honesta. Isso é muito legal. Isso é muito importante em qualquer relacionamento .


Mas ser transparente é superior, o que que é, ser transparente, se transparente é demostrar amor. Eu estou indo ali resolver esse assunto, com a pessoa, falar o nome, dizer o que irás fazer, por que que essa qualidade é superior, porque ela é tão honesta como a primeira, mas ela se preocupa com os sentimentos do outro.


A pessoa transparente não quer nem pensar na ideia do parceiro ou da parceira ficar na dúvida. A pessoa esclarece logo, porque ela não quer causar nenhum tipo de ansiedade na pessoa.

Pensando Bem

Qualidade essenciais para resolver conflitos com a sogra é

1-Converse com a família, dizendo as qualidades desta pessoa que você escolheu.

2- Não veja a sogra ou nora como inimigas e

3- Tenha conversas honestas e transparentes.


Com carinho, Alessandra Cardoso- Enfermeira e Terapeuta





3 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Rated 5 out of 5 stars.

Excelente!!

Like

Marcos
Feb 04
Rated 5 out of 5 stars.

Excelente

Like

Guest
Feb 04
Rated 5 out of 5 stars.

Eu tenho uma boa relação com a mi há sogra. Ela lá é eu cá!!¡kkkkkk

Like
bottom of page