Ansiedade o mal do século
- Alessandra Cardoso
- 6 de jan. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de ago. de 2023
* O que é ansiedade?

A ansiedade é uma característica natural do ser humano, fazendo parte da sua essência, sendo uma ação necessária para a sobrevivência.
Por exemplo: Quem não ficaria ansioso diante de uma prova do curso ou quando vai tirar a habilitação? Ou quando vai viajar? A expectativa é tanta que gera uma ansiedade gostosa, com um friozinho na barriga!
Mas a ansiedade pode ser caracterizada por um sentimento vago de medo, sensação desagradável de tensão, desconforto a algo estranho ou ao novo.
E de acordo com a revista brasileira de psiquiatria a ansiedade e o medo podem ser patológicos quando são demasiados e gigantescos em relação ao problema, gerando desconforto emocional, atrapalhando o desempenho do indivíduo, trazendo sofrimento.
A ansiedade pode ser normal ou tornar- se uma patologia, dependendo da duração dos sintomas.
Geralmente a ansiedade é comum em pessoas que tem parentes ansiosos, sendo assim hereditária.
Os tipos de ansiedades
Segundo pesquisa da REBEN 2017 verificou-se maior prevalência para o transtorno misto ansioso e depressivo (31,2%), seguido de outros transtornos ansiosos (20,6%), ansiedade generalizada (14,1%) e transtorno de pânico (11,6%).
Em relação ao tempo do afastamento, a maioria durou de 31 a 60 dias. Houve diferença estatisticamente e significativa da frequência das categorias em todas as variáveis mencionadas.
Fobia específica, fobia social, agorafobia, transtorno de ansiedade generalizada: o medo, ansiedade ou esquiva são persistentes, geralmente duram mais de seis meses (sendo que, para a ansiedade generalizada, esse período mínimo é exigido).
Transtorno de pânico: é necessário que pelo menos um dos ataques seja seguido - por um período mínimo de um mês - de preocupação sobre ter novos ataques ou sobre as consequências de uma crise, mudança no comportamento relacionada aos transtornos (como comportamentos que podem ser evitados.
· Transtorno de estresse pós-traumático: duração mínima de um mês.
· Transtorno obsessivo-compulsivo: não há duração mínima dos sintomas.
Os sintomas da ansiedade são
Medo: Sim o medo, este configura uma resposta emocional de uma condição súbita e a ansiedade de uma condição insidiosa.
Angústia: A angústia tem conotação mais corporal (“sufocamento”, “sensação de aperto e nó no peito e na garganta”) e relaciona-se ao passado; assim como a ansiedade, apresenta-se reativa a um objeto menos preciso e determinado.
Trabalhando a ansiedade
Geralmente a ansiedade é uma reação normal, servindo como um sinal de alarme para acontecimentos do dia a dia, servindo como estimulante. Porém quando não está controlada pode causar dificuldades para o indivíduo na sociedade.
Quando sentir ansiedade aparentemente do nada, pare e pense: o que realmente está acontecendo que o deixou nesse estado de alerta. As vezes nem percebemos mas alguns ambientes nos remete a sensações desagradáveis e por medo de passar por aquilo novamente o cérebro já aciona o alerta para nos preparar.
Então a primeira dica é fique atento a sinais do seu corpo e veja o que lhe causa desconforto. Depois ao saber do que lhe deixa ansiosotente tente estar antenado e preparado para ocasiões assim e não seja pego desprevenido.
O uso desregrado de algumas substancias como chá, café, álcool, tabaco e outras drogas podem ocasionar episódios de ansiedade.
Nesse caso evite-os, e sem tem dificuldade para larga o vício, procure ajuda de especialistas. Como psiquiatra e psicólogos, esses tem ferramentas que podem te ajudar.
Não tem coisa que afeta o humor principalmente das mulheres é a bagunça. As vezes assistimos nas redes sociais alguns vídeos engraçados, das pessoas que perceberam que ficaram adultas quando começaram a valorizar uma casa bem arrumada.
Entao é importante organizar o seu ambiente de casa ou trabalho, isso evitará esquecimentos. A organização permite ter a sensação de controle da vida, e isso resultará em satisfação e diminuirá a ansiedade.

A última dica para ajudar a combater a ansiedade é iniciar as manhãs com alongamentos e atividades físicas. Estas ajudam a serem produtivos, aliviam as tensões, é importante para relaxar os músculos, pequenos exercícios que permitirá o despertar agradável, espantará a fadiga, o tédio aliviar os sintomas da ansiedade.
Se você gostou desse conteúdo dê um toquinho no coração ❤️ e envie para uma pessoa ansiosa. Aproveita e me segue nas redes sociais.
Atenciosamente Alessandra Cardoso Enfermeira e Terapeuta
😀