COMO PROTEGER SUA SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS
- Alessandra Cardoso
- 23 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de abr. de 2020
Cuidado com o excesso de informações
Ficar conectado o tempo todo com as notícias, pode gerar sensação de incertezas e aumentar as preocupações, por isso comece a fazer coisas que gerem bem estar. Veja outros tipos de informações, como documentários, filmes, canais de humor, por exemplo o canal o que não dizer de Willou e Watson é hilário.
Outro canal incrível, que é o maior canal de finanças do mundo, o me poupe, que ensina, como economizar até na conta de energia, fala sobre como ganhar renda extra e ótimas dicas de finanças. Quando for compartilhar, lembre-se apenas mensagens positivas.
Faça coisas que gosta, ouvir uma boa música, fazer um curso online, o site IPED tem vários cursos gratuitos que o ajudará a melhorar o seu currículo, ler um bom livro, a bíblia por exemplo é um livro que acalma, muitos gostam de começar pelos Salmos e outros preferem os evangelhos.
Cuide do seu corpo
Alimentar de forma saudável, praticar exercícios físicos, meditação e alongamento é uma ótima maneira de relaxar, faz muita diferença na saúde física e mental.
Visto que, em alguns lugares, ambientes como academias foram incentivadas a fechar por causa do coronavírus, faça exercícios em casa. No youtube tem aulas para todos os gostos, desde de balé até zumba, para os mais jovens o fit dance é uma ótima pedida.
Aproveite para colocar as coisas em ordem
Sabe aquelas coisas que precisamos fazer, porem muitas vezes procrastinamos? É uma ótima maneira de passar o tempo, arrumar os armários, arquivos e fotos do computador, além de deixar o ambiente mais harmônico e organizado, também proporciona bem estar. Comprovados pelos cientistas, uma casa bem organizada, seguindo sistemas de organização, deixa a mente mais calma e relaxada.
Tente estabelecer uma rotina
Fazer as coisas nos mesmos horários e criar uma agenda de rotina de trabalho e autocuidado, ajudará o dia acontecer mais organizado e tranquilo.
Conversar com os que estão em casa, ajudará a entrelaçar os laços familiares. Um artigo sobre a BRANDURA, diz que é uma qualidade maravilhosa, porque o pacificador faz de tudo para manter a paz no ambiente, e este se tornará mais harmônico.
Peça ajuda se precisar
A quarenta pode durar mais tempo que esperamos, devido as estações do ano que é o outono e o inverno, onde ocorre mais doenças respiratórias. O isolamento pode gerar ansiedade e medo, que é um sentimento normal. Mas se perceber que os sintomas estão piorando, procure atendimento do profissional de saúde competente para o seu caso. Um canal de comunicação para quem está passando por problemas emocionais é o CVV (188).
Mas lembre-se você pode ter na sua vizinhança, pessoas que gostam de ajudar. Outro dia observei uma amiga postar no what zapp, se alguém quisesse ajuda para ir ao mercado ou farmácia podia solicitá-la, que iria com maior prazer. # lindo de mais!
Fonte: A sentinela, e instituto VITA ALERE.
Comentários