Estou gravida e agora?
- Alessandra Cardoso
- 24 de ago. de 2020
- 3 min de leitura

A gravidez é um dos momentos mais intensos e sublimes que a mulher poderá viver. Além de mudanças hormonais que causam desequilíbrios por todo o corpo, podendo acarretar tristeza e ansiedade, até mesmo uma depressão pré-parto.
Também mudanças fisiológicas como cardiovascular, urinárias, digestórias entre outras afetam drasticamente a vida da futura mamãe. Com esse mix de acontecimentos tanto emocionais com fisiológicos não é de admirar que podem gerar duvidas e medos, alegria e entusiasmo.
Claro que esses sentimentos que norteiam a mulher vão acontecer, mas as ações que ocorrerá após a notícia da gestação dependerá de como aconteceu essa gravidez e como você, sim só você quer como resultado da gravidez.
Gravidez planejada

Muitas mulheres estão ansiosas por esse chamado da natureza, de ter um filho, com suas características, um ser tão pequeno te chamando de mamãe, tão único, dependendo exclusivamente de você é surpreendente. Afinal um amor tão puro e singelo é compartilhado entre mães e filhos desde do ventre. Um laço unido por um cordão umbilical e a mesmo corpo durante nove meses. O sentimento da mãe sentido pelo seu filhote.
Muitas estão anos tentando por meses e até mesmo anos e cada mês vem acompanhado de grandes expectativas, estou ou não gravida. O sonho de ser mãe embala as meninas desde da sua tenra infância, onde seus brinquedos favoritos estão as bonecas, quando aprendem a cuidar com amor e dedicação. E esse sonho de ter um filho na maioria das vezes aparecerá mais cedo ou mais tarde.
Muitas mulheres optam por terem seus filhos quando estiverem com uma carreira consolidada, ter conseguido terminar os estudos ou até mesmo a casa própria.
Uma questão para serem levados a sério é se o parceiro quer também um filho, se não esses desacordos e preferencias podem gerar uma gravidez conturbada e torná-la indesejada. E a criança percebe todas essas agitações.
Gravidez não planejada

Isso pode acontecer com qualquer mulher que esteja com a vida sexual ativa. Pode ocorrer devido não ter tomado as precauções devidas, por esquecer de tomar o medicamento na hora e no dia certo, e esse fator é muito importante, um dia que você esquece pode gerar desequilíbrio hormonal por 15 dias.
Por excesso de medicamentos, visto que algumas medicações alteram o efeito dos anticoncepcionais. Ou na troca de um medicamento, tudo isso pode ocasionar uma gravidez não planejada. Entretanto o mais sério do que engravidar sem ter se planejado é torná-la indesejada. Mas como assim?
Gravidez indesejada

Querida mulher, sei que você tem muitos planos e sonhos, necessidades que as vezes você nem imagina que tem. Às vezes é sua pouca idade, acabou de casar, nem começou a percorrer a estrada dos seus sonhos. Pode ter sido abandonada, pode achar que não é o tempo certo.
Todas essas questões podem parecer que essa gravidez veio acabar com tudo que você poderia conseguir. Só que o fato de sua gravidez vir no momento em que não esteja preparada, não a tornará indesejada.
Por exemplo imagine que a Maria Clara, que sonhava em viajar, fazer vários cursos e adquirir uma profissão, mas de repente ficou gravida, ou joana que já seus quase 40 anos e tem filhos, e disse que não terá mais, porem se ver gravida, e não planejou uma gravidez, como essas mulheres reagirão a gravidez?
Pode ser que no começo sejam pegas de surpresa, e até ficam tristes, pensando e agora? mas ao refletir elas resolvem tirar o melhor dessa gestação.
Como você poderá fazer isso? no próximo artigo falará desse tema. Como deixar a gestação melhor para a mãe e a criança.
Kommentarer