O que fazer quando acontece um acidente: parte 2
- Alessandra Cardoso
- 21 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de out. de 2020

Quem nunca na hora de um lanche ou almoço, no momento da degustação e saboreando aquela comida deliciosa, e simplesmente engasga? E o pior quando a comida não desce e nem sobe e fica entalada, e os amigos ou familiares simplesmente pensam que a pessoa está brincando. Que desespero! Mas o que nesse momento poderá ser feito para não ter prejuízo a vida? porque quando a pessoa fica engasgada por muito tempo, ocorre a falta de ar, poderá chegar a desmaiar e poderá levar a óbito.
🟡 Engasgo:
O engasgo ocorre quando algum alimento ou objeto (seja qual for) fica preso na garganta e acaba por restringir o fluxo respiratório, o que pode ser perigoso pois a falta de oxigênio pode causar danos ao corpo, principalmente o cérebro, o qual pode ficar com sequelas, e caso não seja realizado os primeiros socorros, pode levar a morte.
- O que fazer?
Lembre-se de chamar uma ambulância 192 ou o bombeiro 193 para orientá-lo!
Em primeiro lugar oriente a pessoa engasgada à tossir e tentar expelir o objeto, não force o vomito! caso isso não funcione tente o seguinte.

⭐ Manobra de Heimlich:
Fique atrás da pessoa engasgada, coloque uma de suas pernas entre as pernas da vitima (para evitar que ela caia);
Em seguida, envolva seus braços por baixo dos braços dela, em volta da cintura da vitima;
Firme um de seus punhos fechados entre as costelas e o abdome da vitima seguindo a direção da linha do umbigo;
Envolva o punho com a outra mão e inicie uma sequencia de compressão abdominais, realizando movimentos para dentro e para cima;
Caso a vitima desmaie pare de realizar a manobra e comece a reanimação cardiorrespiratória (. Reanimação cardíaca com respiração boca a boca ou outro aparelho de oxigênio)

Em crianças o procedimento envolve colocá-lo de cabeça para baixo e com a palma da mão aberta vai batendo devagar, de trás para frente.
🟡 Parada cardíaca:
Caso seja confirmado uma parada cardíaca, a reanimação cardíaca pode ser necessária, mas lembre-se antes de qualquer coisa ligue para o SAMU 192 ou os bombeiros 193, informe o ocorrido e peça informações, siga as orientações e espere o socorro.

- Reanimação cardíaca:
Observe se a vítima está respirando, você pode conferir isso através do movimento do tórax ou pelos sons de respiração; Caso ela não esteja respirando, a deite em uma superfície rígida de barriga para cima. Se ajoelhe ao lado da vítima, na altura dos ombros e localize o centro do tórax (região encontrada entre os mamilos);
Fique com os ombros estendidos e com os dedos entrelaçados, coloque uma mão sobre a outra, apoiando-se no centro do tórax;
Mantenha seus braços seus braços esticados e use o peso do seu corpo para realizar compressões rápidas e fortes;
Inicie compressões com frequência de 100 por minuto (caso seja possível revise com outra pessoa a cada 2 minutos devido ao cansaço).
Continue realizando a manobra até a chegada do socorro ou caso o coração da vitima volte a bater por si mesmo.
Escrito por Ingrid Moara e Alessandra Cardoso
Comments