top of page

Sindemia, o que é isso?




A palavra sindemia é a junção das palavras sinergia (cooperação) e pandemia (doença infecciosa de alta propagação), e essa junção ou colaboração entre duas ou mais doenças pode acabar gerando resultados mais perigosos, e é justamente o que ocorre no caso do covid 19, a interação do COVID 19 com outras doenças não transmissíveis acaba por gerar mais riscos.











Assuntos como doenças e saúde preocupam muito as pessoas, principalmente em tempos como os que estamos vivendo, nesse quesito alguns apresentam dúvidas porquê alguns sofrem mais do que outros, podemos observar que crianças e adolescentes não sentem tantos os sintomas e os efeitos da doenças principalmente em relação ao covid 19 que é a doença que mais afeta as pessoas hoje. Mas essa dúvida pode ser explicada pelo termo sindemia, que é justamente o que estamos enfrentando.






Doenças como diabetes, câncer, problemas cardíacos, entre vários outros, acaba por aumentar o risco de ter mais complicações em relação ao covid 19, e a falta de uma alimentação saudável e balanceada também influência muito nesse quesito.


Enquanto isso, cientistas descobrem cada vez mais novas informações sobre o coronavírus, porém quanto mais se compreende, mais sentimos a necessidade de desenvolver projetos e programas de intervenção social que colabore com o progresso do tratamento e contenção do coronavírus, e a menos que as autoridades invistam em tais projetos e criem melhores planos, não podemos ter a certeza de que estamos seguros.



Mas nós podemos realizar ações que podem influenciar toda a família, propondo realizações de atividades que possam aumentar a qualidade de vida, desde um projeto educacional alimentar até a realização de atividades física. E nem precisa ser em um ambiente fechado, até mesmo na sala, sim afastando o sofá, pode ser sua própria academia. Difícil é convencer todos os membros que eles precisam se cuidar. Mas não desista! Hábitos saudáveis levam meses para serem adquiridos. Lembre-se um passo de cada vez, mas a principal mudança começa em você.


Escrito por Ingrid Moara e Alessandra Cardoso

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page