Sintomas e queixas durante a gravidez como Náuseas, Vômitos e sialorreia
- Alessandra Cardoso
- 12 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de out. de 2020

Náuseas e enjoos: É um dos sintomas mais difíceis de conseguir lidar durante a gestação, cheiros e sabores que antes causavam bem estar, na gestação se torna desconfortável e desagradável causando uma reviravolta estomacal. Náuseas são bem comuns no início da gestação. O tempo em que começa o enjoo na gravidez varia de mulher para mulher, por isso é difícil especificar uma época. Porém Se acontecer no final da gravidez pode estar associado a doenças importantes, sempre fale com seu médico.
Por que ocorrem o enjoo na gravidez:
Os enjoos acontecem devido as alterações hormonais no corpo da mulher, mas também é uma forma de proteger a mamãe de ingerir alimentos contaminados que podem fazer mal ao seu organismo e é um bom sinal de que está correndo bem na evolução hormonal. Para algumas gestantes o enjoo acontece entre a 8° e 9° semana, mas para outras pode começar antes do atraso menstrual. Os primeiros enjoos são matinais.
Sialorreia ou salivação excessiva
Sialorreia também conhecida como hipersecreção das glândulas salivares, esse é outro sintoma comumente na gestação, a saliva é muito importante para a lubrificação, digestão e o homeostase corporal.
A orientação é para gestante deglutir a saliva e beber muita água. Confesso que durante a minha gestação, não era nada fácil ficar salivando em excesso ficava com nojo desse processo, por isso algo que ajudava era deixar o hálito bem fresco, com produtos para realizar o enxague bucal ou ficar chupando bala. Porém isso não é indicado que pode aumentar a glicemia, por isso uma sugestão é cristais de gengibre.
Para sialorreia, náusea, e vômitos as sugestões abaixo ajudará você gestante a passar por essa fase de forma mais tranquila. Coloque as em prática e veras com os seus próprios olhos que amenizará os sintomas.
O que fazer para aliviar o enjoo na gravidez:
1- Evite cheiros e sabores fortes

Perfumes, cremes e sabonetes são os vilões das gestantes por isso prefira produtos com aromas suaves. Poderá optar por produtos neutros, assim evitará os desconfortos desnecessários.
2- sabores fortes

Relacionado a alimentação, fuja de frituras e comidas fortes, evite ingerir muito líquido na hora das refeições e pela manhã. Durante a gestação as mulheres ficam mais sensíveis a sabores e cheiros. Comer alimentos mais frios e menos temperados, consumir o alimento na temperatura ambiente ou fria evitará os vômitos.
2.1- Comer biscoitos de água e sal pela manhã, até mesmo antes de escovar os dentes.
2.2 Fazer refeições de 3 em 3 horas. O estomago vazio piora as náuseas, então evite ficar muitas horas sem comer.
3- Se mantenha hidratado.

Água é o melhor remédio, então beba bastante, mas como dito mais acima evite beber líquidos durante as refeições. Água de coco é uma ótima opção para repor minerais e potássio, ajudam a regular a pressão arterial, além de contribuir com equilíbrio de líquidos no organismo. Geladinho poderá ajudar nos sintomas das náuseas.
4 Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável
Não é de hoje que nós sabemos da importância de uma alimentação saudável e equilibrada, principalmente para a gestante, devido proporcionar bem estar para ela e para o seu filhote. Uma dica é o grão de bico, visto que essa leguminosa é rica em fibras solúveis que são importantíssimas para o trânsito intestinal, algo que é fundamental para a gravida. Confira uma receita deliciosa

× Receitas deliciosas com Carne e grão de bico
Ingredientes:
-Alcatra em tiras (400g)
-1 colher de sopa de suco de limão (10 ml)
-Sal a gosto
-1 dente de alho amassado (2g)
1 cebola picada em cubos pequenos (30g)
- 1 xicara de tomate picado sem pele e sem sementes (200g)
-1/2 xicara de chá de caldo de carne (100ml)
- 1 xicara de chá de grãos de bico cozido (200g)
-1 colher de sopa de salsa picada (15g)
# Modo de preparo😋
-Em uma panela pequena, coloque a carne temperada com sal, o suco de limão e o alho;
-Tampe e cozinhe até que a carne fique ligeiramente rosada, mexendo uma ou duas vezes;
-Acrescente a cebola picada, o tomate e o caldo de carne;
- Deixe cozinhar bem;
- Por último adicione o grão de bico cozido, e a salsa picada. Acompanha verde escura crua e beterraba.
Escrito por Emily Cristiny, Ingrid Moara e Alessandra Cardoso
Commentaires