top of page

Vida de Estudante! Em: A beleza de ser um Eterno Aprendiz

Atualizado: 14 de abr. de 2020





A beleza de ser um eterno aprendiz, diz a música de Gonzaguinha, sim somos todos aprendiz! depois de anos estudando, chega o tão sonhado fim do ensino médio. Muitos jovens são incentivados, antes de concluir a educação básica a pensar o que farão no futuro. Claro que escolher uma profissão, tão cedo pelo resto da vida pode gerar ansiedade.

Sabine Righetti, pesquisadora doutora no Labjor-Unicamp, menciona em sua palestra que a parte do cérebro que toma decisões ao longo prazo, amadurece aos 24 anos. Então o jovem não está preparado fisiologicamente e psicologicamente para tomar decisões. E a escola não contribui para tomadas de decisões dessa magnitude.





Por isso alguns resolvem tirar um ano sabático, para observar as suas preferencias, visto que terá tempo para refletir. De acordo com uma psicóloga, esse tempo embora assustador para os pais, pode ser muito importante para o jovem, que fica preso a um tabu, que precisa saber que profissão seguir, e muitos que chegam ao final do ensino médio não sabendo quais as próximas decisões, são considerados “alienígenas”.





Outrora muitos se quer cogitavam a ideia de cursar o ensino superior. Os pais contribuíam com o estudo dos filhos até o segundo grau e depois os mesmos iriam para o mercado de trabalho, onde nesses, os mesmos aprendiam uma profissão. Trabalhar no que gostavam era utopia, apenas aos que pertenciam a classe burguesa seria possível. O emprego e a profissão não significavam tanto, desde que conseguissem alimento.

Os de classe média faziam um curso técnico, que já era muito por sinal e feliz aquele que podia estudar para ter uma profissão. Alguns talvez pensem; são coisas do passado. Engano, no presente ainda é uma realidade.



Hoje devido o programa ENEM, faculdades públicas, cursos financiados pelo FIES ou pela a própria instituição de ensino torna mais fácil adentrar ao curso superior. Aí VOCÊ PODE PENSAR; TUDO FICOU MAIS FÁCIL. SÓ QUE NÃO! A grande dificuldade do estudante é encontrar uma profissão que lhe dará satisfação e retorno financeiro.





Mas a pergunta de 1 milhão de dólares é: como escolher entre os mais de 200 cursos que existe? Essa pergunta será respondida na parte 2 dessa matéria.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page