Você já ouviu falar em pirose e sialorreia? O nome pode até assustar, mas são sintomas da gestação.
- Alessandra Cardoso
- 19 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de out. de 2020

Você já ouviu falar em pirose e sialorreia? O nome pode até assustar, mas são sintomas da
gestação. Pirose quer dizer azia e sialorreia é salivação excessiva.
Pirose ou (azia)
E um dos sintomas comuns da gestação, geralmente acontecem no terceiro trimestre, devido o aumento do volume uterino, que desloca e comprime o estomago, também por causa do relaxamento do esfíncter esofagiano, que é uma estrutura muscular que contorna um orifício, permitindo a abertura ou o fechamento, levando ao refluxo gástrico para o esôfago, causando a pirose ou azia.

Geralmente as ocorrências são leves e pode ser suavizado por padrões de comportamentos. Por exemplo consumir pequenas refeições fracionadas, mas não deixe passar muito tempo entre uma alimentação e outra, e lembre-se nada de jejum.

Evite alimentos gordurosos. Ao evitar certos tipos de alimentos diminuirá muito a azia, como as frituras, café, chá preto, mates, doces, álcool e fumo.
Eu sei que uma mandioquinha frita é tudo de bom, porém os malefícios não compensa.

Também é importante não se deitar logo após as refeições, prefira recostar ou elevar o tronco com travesseiros. Não utilizar bicarbonato de sódio. Consulte o seu médico para que possa indicar medicamentos para o seu caso específico.

Como terapia não farmacológica, pode ser utilizado chá de Gengibre Rizoma Infusão ou decocção: 0,5 - 1 g em 150 mL (xíc. de chá) Utilizar 1 xíc. de chá, 2 a 4x ao dia. Esse fitoterápico pode ser utilizado por adultos e crianças maiores de seis anos.
Serve para enjoo, náusea e vômito da gravidez, de movimento e pós-operatório. Dispepsias em geral. É contraindicado para pessoas com cálculos biliares, irritação gástrica e hipertensão arterial. Evitar o uso em pacientes que estejam com desordens de coagulação. Evitar o uso em menores de seis anos - Evitar o uso em pacientes que estejam usando anticoagulantes.

Outra terapia muito eficaz que tem surtido efeitos em pacientes com azia é Auriculoterapia ou terapia auricular, que é um tratamento não medicamentoso, que vem da medicina chinesa, e se assemelha a acupuntura, tanto que também usa agulha e a através deste estímulos o paciente consegue restabelecer o equilíbrio para o organismo, e esse tratamento é instantâneo e não tem contra indicação para a gestante.
Algumas gestantes tem aversão a agulhas, para essas mãezinhas existe o tratamento com sementes, cristais e até eletropuntura. E o mais interessante que esse tratamento alternativo não é caro e não traz malefícios para a gestantes e nem para as crianças.

Dor abdominal, cólicas, flatulência e obstipação intestinal
A primeira que coisa que tem que certificar de que não sejam contrações uterinas, mas lembre-se que flatulência, gases e constipação intestinal causa muitas dores e desconfortos abdominais. Por isso o recomendado que rica em frutas cítricas, verduras, mamão, ameixas e cereais integrais como aveia.
Também é aconselhado fazer ingesta de líquidos e evite alimentos que fermentar como repolho, couve, ovo, feijão, leite e açúcar, biscoito de polvilho aumenta as dores intestinais.

A caminhada é fundamental porque movimenta e regulariza o hábito intestinal. Porém é melhor que seja feita após os três meses de gestação para não apresentar risco para você e seu filhote.
Esse artigo foi embasado em artigos científicos e cadernos da Atenção Básica.
Escritora Alessandra Cardoso
Comments