A importância dos hormônios progesterona e o estrogênio para as mulheres, inclusive as gestantes
- Alessandra Cardoso
- 8 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de jun. de 2023

Se está tendo insônia, dores de cabeça e sem desejo sexual esse artigo é para você.
A gravidez pode ser confirmada, por causa do exame de Beta HCG, esse hormônio chamado gonadotrofinas coriônicas humana é um dos principais hormônios da gestação, este faz com que o corpo deixa de produzir óvulos e induz o corpo ao aumento de estrogênio e progesterona, e somente mulheres gravidas produzem esse hormônio o qual é detectado na urina e corrente sanguínea. Ele também é conhecido como o responsável por aquele brilho especial da gravidez, isso ocorre devido aumentar o fluxo de sangue nas artérias, deixando-as mais corada.
O estrogênio e a progesterona são produzidos principalmente pelos ovários, estes por sua vez estimulam o crescimento das células da parede interna do útero, que se torna mais denso e vascularizado. E com essas mudanças o útero estará preparado para a gravidez.
A progesterona determina o surgimento de diversas glândulas produtoras de glicogênio, inibe as contrações do útero, impedindo a expulsão do embrião ou feto em desenvolvimento. E prepara as mamas para a produção de leite.
A progesterona e o estrogênio aumentam as náuseas e enjoos durante a gestação, segundo o obstetra e ginecologista Eduardo Rosa, se os enjoos e os vômitos estejam acontecendo ao ponto de não conseguir se alimentar ou beber líquidos, e chegar ao ponto de desidratar e emagrecer, isso é um indicativo de hiperemese gravídica.
E pode afetar a capacidade do intestino realizar os movimentos necessário para evacuar, por isso o intestino da gestante é um pouco preguiçoso.
Nesse momento você poderá pensar, mas eu não estou gestante e nem quero engravidar. O que isso tem a ver comigo? Pode se dizer tudo haver, porque eles não são responsáveis somente para uma boa gravidez, mas para uma boa funcionalidade do nosso organismo.
A deficiência poderá acarretar fadiga, insônia, ansiedade, dores de cabeça, irritabilidade, ondas de calor e suor noturno, redução da libido sexual ressecamento da vagina, dificuldades de atenção, redução da memória.
E o excesso em ganho de peso, ciclo menstrual irregular, dificuldades de engravidar, inchaço das mamas.
Cuidando da progesterona
Para cuidar desse hormônio tão importante é necessário buscar ajuda de um profissional, como o endocrinologista, medico responsável para tratamento e acompanhamento hormonal.
Porém desde agora poderá buscar auxilio, na alimentação é um bom início, por exemplo o magnésio é um mineral importante para o equilíbrio hormonal, principalmente a progesterona, ele é muito importante para as funções do sistema nervoso.
Por isso, Adriana Lúcia Van Evern Ávila especialista em nutrição sugere incluir alimentos fontes desse nutriente no cardápio diário: "abóbora (cozida ou como purê), alcachofra, aveia (na vitamina, no mingau, na salada de frutas ou na sopa), banana, espinafre, oleaginosas, chocolate 70% cacau, semente de abóbora (como lanche sozinha ou junto com as oleaginosas)".
Outro método que auxilia o equilíbrio hormonal é a auriculoterapia.

Auriculoterapia ou acupuntura auricular é uma terapia que usa o pavilhão auricular, para realizar um tratamento de diversas doenças, porém não medicamentoso. É um sistema independente dentro da acupuntura que também usa agulhas, sementes, entre outros para fazer estímulos nas orelhas.
E através desses estímulos, sensibiliza as terminações periféricas, estas por sua vez levam impulsos as fibras aferentes até a medula espinal, gerando assim conexões com os neurônios, fazendo a sinapse- células nervosas, que resulta uma liberação química, que continua até o SNC e estimula o tálamo e o hipotálamo. E ao chegar o cérebro libera endógenos.
O estímulo leva o cérebro a agir sobre todos os órgãos, membros e suas funções, equilibrando e harmonizando o organismo, provocando assim a eliminação dos males que acometem o indivíduo.
Tem origem da medicina chinesa, e se assemelha tanto que também usa agulha e a através destes estímulos o paciente consegue restabelecer o equilíbrio para o organismo, e esse tratamento é instantâneo e não tem contra indicação, até as gestantes podem utilizar.
A auriculoterapia não se restringe apenas ao tratamento das enfermidades, mas também atua através dos pontos auriculares trazendo equilíbrio para o organismo. Por isso é muito eficaz no tratamento hormonal.
Este microssistema também age na prevenção de muitas patologias. TERAPIA AURICULAR é muito eficaz que tem surtido efeitos em pacientes com várias doenças ou apenas para trazer equilíbrio ao organismo.
Escrito por Alessandra Cardoso
Espaço Alessandra Cardoso
Atendimento em domicílio e no consultório
Telefone ☎️64 99274-8571
Agendamento de Palestras
E-mail:
Comentarios