Cuidar é um ato de Amor
- Alessandra Cardoso
- 29 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de mai. de 2020
Imagine uma mãe, que observa seu filho chorando após uma queda, e imediatamente o coloca em seu colo, secando as suas lagrimas, dá um beijo no machucado. E logo a criança que estava em prantos para de chorar e volta a brincar. Esse gesto tão lindo, deixam todos em sua volta felizes de olharem uma mãe tão carinhosa.
Sabemos que aquele beijo não faz a dor passar, mas sim o cuidado prestado. Quando uma pessoa está doente, os pequenos cuidados são os que fazem a diferença. Como a sopa quentinha, uma atenção aos medicamentos para tomar na hora certa, um ambiente limpo, calmo e tranquilo, está perto das pessoas que amamos faz toda a diferença.
Esses dias ouvi sobre o relato de um paciente com COVID 19, que está nos Estados Unidos, com caso grave, sedado. Imagine como está sendo difícil para os familiares ficarem longe, sem conseguirem prestarem a assistência necessária. E o mesmo, sozinho em um hospital, sem um rosto amigo. Quem presta assistência hospitalar conseguem perceber notoriamente a diferença quando o paciente tem um de seus familiares o acompanhando e a tão aguardada hora das visitas.
Duvidas!
É isso que o COVID 19 faz, impede que o paciente de ter na hora que mais precisa, da assistência familiar, ficar longe das pessoas que amam. E o pior é a doença progredir rapidamente, o paciente falecer e seus familiares não poderem se despedir.
O rapaz saudável, sem qualquer doença, agora entubado. A qualquer momento os familiares podem receber a notícia, que esse homem, não resistiu. A cada momento o quadro dele se agrava, e longe os seus familiares só restam pedir um milagre.
DESPEDIDAS!
Aqui no Brasil, outro relato de uma senhora de 80 anos que pediu o carro da funerária para parar em frente a porta de sua casa para poder dizer adeus a sua filha. Não poder cumprir esse rito de passagem, fica muito difícil para os familiares, até porque o velório é um ciclo importante para recomeçar. Como relatos assim são tristes e doloridos de ouvir. A morte só tem peso, quando atinge a quem amamos. Nesse jogo da vida, jogamos o bumerangue, e cedo ou mais tarde, voltará podendo nos acertar em cheio. Um Proverbio bíblico diz que colhemos o que plantamos.
Algumas pessoas, infelizmente precisam está na frente de batalha, como profissionais de necessidades básicas, e muitos que precisam trazer o sustento da família, mas conseguimos observar muitos com descaso com sua vida e a de outros.
# RESPEITE A VIDA!
Por isso é importante não desprezarmos o poder da virulência deste vírus, concluir- se, que não terá o efeito forte da doença porque muitos não apresentam sintomas, a evolução do COVID 19 é muito rápida.
A comunidade de saúde está estudando a melhor maneira de prevenir. Lembre-se de seguir suas orientações, mesmos quando outros, disserem que não precisam e que é exagero.
# A prevenção é o melhor resultado.
Não deixe para agir quando for tarde demais, respeite a quarentena. Lembre-se, cuidar se aplica em pequenos gestos, ficar em casa é uma maneira de cuidar de quem você ama.
Relato de pessoas agredindo trabalhadores nas filas de supermercados, apenas porque estão pedindo para cumprir protocolos estabelecidos pelos órgãos competentes de saúde, como utilizar máscaras, para o bem do usuário.
Semanas atrás, passou uma reportagem de uma colaboradora acabou morrendo, por causa de uma solicitação dos colaboradores para o cliente utilizarem as máscaras. Como assim uma? Morte de uma pessoa por causa de ignorância para não usar uma máscara, realmente a vida está ficando sem valor!
# Vamos usar máscaras por nos amar e respeito pela vida de outros.
Comments